Técnicas Escoteiras Pioneira

Técnicas Escoteiras Pioneira

Pioneirias são construções artesanais, feitas com materiais naturais e de durabilidade relativa.

Servem para aumentar o conforto do indivíduo e desenvolver: coordenação motora e mental, habilidades no trato de ferramentas de corte, regras de segurança e desenvolver a criatividade. Preservando-se a natureza, recomenda-se que as pioneiras sejam feitas com bambus empregando-se diversos diâmetros e as amarras feitas em sisal. Para o corte pode-se usar, serrotes, facões, tralha, faca e canivete.

Nos cuidados são observados: a necessidade de serem realmente feitas, a preservação da natureza (matas, árvores e pequenos animais), regras gerais de segurança, ferramentas e planejamento da pioneira, conhecimento dos nós e amarras indicadas (serem muito bem feitas), terreno adequado para suportar a pioneira e a limpeza do local.

Criada a necessita de fazer construções em acampamentos, nasce no jovem o espírito inventivo e construtivo que leva dentro de si. Construir pioneiras é assunto sua autoeducação porquê da formação e proporciona uma abundância de satisfações.

A criatividade quando se constrói pode chegar a níveis surpreendentes para o próprio construtor, portanto, toda iniciativa deve ser totalmente apoiada, em especial quando é para criar coisas úteis e práticas.

Pioneiras variadas

Não a limite para suas construções, deixe fluir sua criatividade e mãos a obra. Você sentira uma imensa satisfação ao termino da construção de sua pioneiria, adquirirá habilidades, conhecimentos e destreza. Na sede é fácil e útil montar pioneirias para a patrulha praticar nós e amarras e se divertir com o desafio. Tome cuidado e observe as regras de segurança utilizando somente materiais de qualidade e em bom estado de conservação. Latrina é algo indispensável em acampamentos onde não existe banheiros. Portanto nunca deixe de construí-la quando for a campo.

Abrigos

Quando em atividades madeiras, é natural que o escoteiro procure comodidade montando abrigos para se proteger do sol, vento ou chuva. Com uma pequena lona é possível montar rapidamente um abrigo para se proteger das intempéries durante as atividades.

Existe uma inesgotável diversidade de modelos de abrigos e formas de acampar que só a experiência nos ensina. Uma simples lona em forma de tenda basta para construirmos um abrigo. Outro fator importante é sabermos aproveitar os materiais que a natureza nos oferece para a montagem de nosso abrigo.
Não importa a altura de um abrigo ou o material que contamos para construí-lo, o importante é utilizar o que esta ao nosso alcance, para fazer da vida ao ar livre uma arte.

A sobrevivência e a busca de conforto no campo desenvolvem o talento de fazer como uma lona plástica, diferentes desenhos de abrigos e tendas para acampamentos improvisados. Isso não quer dizer que não se tenha programado o acampamento, e sim que, com a lona que faz parte do equipamento, pode-se adaptar-se facilmente as necessidades em caso de alguma emergência.

A escolha do local é muito importante, tente escolher uma área elevada e com um pequeno caimento, pois no caso de chuva você não correrá o risco de ter seu abrigo ou barraca alagada.
Jamais monte seu abrigo na encosta de morros que apresentam riscos de desabamento, bem como sob árvores velhas que podem ter galhos derrubados com o vento.
Tente imaginar o caminho que a água fará em caso de chuva forte, procurando por sinais que demonstrem tais caminhos.

Carregar na mochila uma lona plástica é imprescindível, pois alem de poder proteger a própria mochila, serve para construir abrigos e nos proteger do sol, vento, frio e chuva, também como isolante do chão úmido e gelado, devendo fazer parte do equipamento para excursões e jornadas.

Hoje, mais do que nunca, não se permite abusar do meio ambiente, o cuidado com o habitat de animais silvestres e de insetos que cumprem sua função junto ao reino vegetal, se tornam cada vez maiores. Lembre-se, o Escoteiro é bom para os animais e plantas. Por esta razão e usando a inteligência, evitamos danificar o local onde acampamos.

Portais

Um portal bem montado, um acampamento bem organizado, tudo limpo e em seu lugar. Isso é um autêntico acampamento Escoteiro.

Da mesma forma que o capricho e esmero do Escoteiro, um acampamento bem montado, limpo e organizado, confere dignidade e respeito próprio, mostra a qualidade e excelência de seus ocupantes.

Ter um bom acampamento é fazê-lo com a melhor boa vontade e esmero, em qualquer lugar onde se encontre e com os elementos e materiais que estiverem disponíveis.

Mastros

Não se pode prescindir de um mastro durante um acampamento escoteiro para termos a oportunidade de render tributo à Bandeira Nacional. Não pode existir limites a criatividade dos Escoteiros.

Mesas

A mesa deve ser bem planejada e sua construção caprichada pois toda a patrulha devera caber sentada nela durante as refeições. Alem de servir como apoio para fogareiros, lampiões e mantimentos, é em torno da mesa que se passa boa parte do acampamento.

Pin It on Pinterest

Shares
Share This