Comida Mateira

Comida Mateira

A Importância de uma alimentação adequada

Um dos aspectos para o sucesso de qualquer atividade é a boa alimentação, pois o espírito e o humor de um acampamento ou acantonamento são reflexos, além do programa desenvolvido, da alimentação.

De nada adiantará desenvolvermos um programa de atividade rico e variado, se a alimentação fornecida for fraca e de mau gosto, inadequada.

Devemos ter em mente que as refeições necessitam ser balanceadas, bem dosadas, acompanhando o ritmo de nossa atividade e adequadas ao clima. Por exemplo, se temos em nossa programação um dia cheio de atividades que solicitem maior dispêndio físico, a alimentação deverá ser nutritiva, mas nunca pesada ou de difícil digestão. Uma feijoada é uma refeição nutritiva, entretanto é indigesta e pesada, portanto imprópria ao nosso propósito. Um tempo mais quente pede saladas, frutas, refrescos, cereais e carne. Uma temperatura mais baixa solicita sopas, chocolate quente e alimentação mais forte, como ensopados e macarronadas.

A) Cardápio : a.a – Relacionar os mantimentos por itens;

                      a.b – Calcular as quantidades que serão consumidas por dia e acrescentar 15%

B) Preços : É aconselhável que seja feito um levantamento de preços dos produtos a serem consumidos.

C) Variedade : É importante que ao preparar o cardápio seja feito com a maior variedade possível de alimentos. Um cardápio bem variado dá vida ao prato e come-se melhor, sugerimos também o revezamento constante do cozinheiro.

D) Qualidade : Ao fazer o levantamento do custo, deve-se levar em conta a qualidade e o valor nutritivo de cada produto.

E) Simplicidade : O cardápio deve ser de fácil preparo. A simplicidade economizará tempo e trabalho; isto não significa que todas as refeições sejam miojo ou sopas Maggi.

F) Mantimentos Perecíveis : Não devemos comprar para armazenamento mantimentos como: carnes, verduras, algumas frutas e leite. Ao comprar alimentos enlatados verifique a validade e se a lata não está deteriorada.

Técnicas de Aprovisionamento

A) Como Conservar :

1 – Carne Bovina – 1.a Fazer um tempero com sal, alho e vinagre. Cortar a carne, lavar e deixar escorrer a água. Colocar em uma vasilha, adicionar o tempero e mexer. Tampar a vasilha e guardar em lugar alto e fresco.

                            1.b Cozer a carne em pedaços grandes. Em seguida, guardar em local fresco e seco. Poderá ser utilizada de várias maneiras e com sabores diferentes.

                            1.c Assar a carne até o ponto de rosbife. Enquanto a carne estiver assando, vá derretendo o toucinho que levou para fazer banha. Retirar a carne e colocá-la numa vasilha com banha. Guardar em local alto e fresco.

2 – Carne de Porco – 2.a Fazer um tempero com alho, sal, vinagre e limão. Colocar a carne na vasilha e regar com o tempero. Guardar em lugar fresco.

                                 2.b Colocar a carne em uma vasilha com sal e alho. Pendurar acima do fogão, mas não muito perto; porém, o suficiente para apanhar calor e principalmente, a fumaça. Assim, teremos carne e/ou costeleta de porco defumadas.

3 – Aves – As mesmas técnicas de conservação anteriores, porém, com um pouco de banha.

4 – Lingüiça – Pendura-se próximo ao fogão, distante do calor, apanhando somente a fumaça.

5 – Peixe – 5.a Colocar em camadas, numa vasilha. Colocar sal em cada camada, inclusive na última. Fechar a vasilha.

                  5.b Temperar o peixe e guardar

                  5.c Abrir o peixe e retirar as espinhas. Colocar sal e pendurá-lo diariamente ao sol.

6 – Leite – Deixar o leite ferver e colocá-lo numa vasilha limpa. Guardar a vasilha tampada, em local alto e fresco. Tirar a quantidade para uso, mantendo-se o restante tampado.

7 – Verduras – Lavar e colocar numa vasilha com um pouco de água, regando-se de vez em quando para não deixar amarelar.

– Durabilidade – Legumes : 1 a 2 dias (no máximo)

                        Frutas : 3 dias ( se não estiverem maduras demais)

                        Laranja : 4 dias.

Conservação

No Chão Cave um buraco duas vezes maior que os recipientes de comida. Forre o buraco com pedras Embrulhe todos os alimentos em papel encerado ou de alumínio e coloque-os em uma vasilha com tampa. Deposite-os no buraco. Coloque varas na coca do buraco, espalhe folhas por cima. Deixando um espaço aberto para entrada de ar.

Na Água Disponha os alimentos civicamente embrulhados em um recipiente de metal dentro d´água calce o recipiente com pedras pesadas. Tape-o e coloque pedras por cima da tampa. Coloque latas com alimentos dentro uma caixa de madeira. Ancore-a na água com estacas ou pedras cubra-a com galhos se não estiver na sombra.

Suspensos Disponha os alimentos em pequenos sacos de pano ou plástico, amarre-os com corda. Jogue a corda sobre o galho de uma árvore e amarre no tronco. Fixe um caixote sobre uma mesa de campanha e cubra-o com um pano pesado, lona ou plástico. Disponha os alimentos em um caixote ou cesto, enrole-o com pano, lona ou plástico e dependure-o em um lugar alto para que fique livre de insetos e animais.

Refrigeração Use duas latas de 10 kg, faça 3 furos da parte superior de cada uma. Coloque barbante bem forte pelos furos separe as latas um 10 cm. Coloque água na lata de cima e gêneros na de baixo. Enfie um seco ou pano absorvente na lata de cima e a amarre as pontas em baixo. Pendure em uma árvore. A comida será refrigerada por evaporação. Abaixe o depósito para utilizá-lo.

Noções Básicas Sobre Alimentação 

Os nossos alimentos são compostos de substâncias denominadas nutrientes, que são conhecidas como: proteínas, hidrato de carbono, gorduras, vitaminas e minerais. Cada nutriente desempenha uma função especial em nosso corpo.

A) Proteínas : São responsáveis pela formação da maior parte do corpo (músculos, sangue, ossos, nervos, cérebro). Os alimentos ricos em proteínas são: carnes, leite, ovos, vísceras e soja.

B) Hidrato de Carbono : Responsáveis pelo fornecimento de energia ao nosso corpo. É importante ressaltar que todos os alimentos de origem vegetal contém Carboidratos. Os mais ricos são: Arroz, milho, trigo, aveia, centeio, batata inglesa, batata doce, mandioca, cará, etc. Dos alimentos de origem animal, o único que contém hidrato de carbono é o leite.

C) Gorduras : Fornecem energia e transportam pelo organismo as vitaminas A, D, E e K. Como gorduras temos a banha, manteiga, óleo de soja e milho, e azeite.

D) Vitaminas : Facilitam o aproveitamento dos outros nutrientes pelo organismo. São encontradas nas hortaliças e frutas.

E) Minerais : São encontrados em alimentos de origem animal e vegetal. Entre os mais conhecidos estão:

1. Cálcio e Fósforo: Entram na composição dos ossos e dentes.

2. Ferro : Componente ativo da hemoglobina e ajuda no transporte de oxigênio às células do corpo.

3. Iodo : Assegura o bom funcionamento da Tireóide.

4. Água : É de grande importância para a vida, o organismo pode receber a água pura ou através dos alimentos.

Observação: Uma alimentação normal tem que ter todos estes nutrientes devidamente balanceados, a fim de suprir as necessidades de um indivíduo.

* Noções básicas sobre Nutrição

 Nosso corpo está constantemente em movimento! Ainda que você esteja totalmente parado, descansado, seu organismo internamente, está em constante movimento, realizando funções vitais (respiração, circulação do sangue, batimento cardíaco, etc) e, para isso, necessita de energia. Imagine então você, em plena atividade física, quanta energia não se gasta! Essa energia conseguimos adquirir através dos alimentos que comemos. Portanto, podemos dizer que os alimentos são fornecedores de nutrientes, os quais geram energia e fazem com que nosso organismo funcione.

* Grupo de alimentos

Existem três grandes grupos de alimentos que fazem parte da Roda de alimentos; esta roda pode ser muito útil para ajudá-los a equilibrar a alimentação e, conseqüentemente, ajudar a administrar melhor os gastos com alimentação.

1 – Alimentos Construtores: constroem, reparam o nosso corpo e são importantes para o crescimento. São fortes em proteínas, que são fundamentais para o crescimento. Ex.: carne, peixe, frango, ovo, feijão, soja, leite, queijo, miúdos, etc.

2 – Alimentos Energéticos: fornecem energia para que possamos desempenhar nossas atividades físicas (trabalhar, andar, correr, etc). São fontes de carboidratos e gorduras. Ex.: arroz, milho, macarrão, bolacha, pão, açúcar, óleos, margarina, manteiga, trigo, feculentos, beterraba, etc

3 – Alimentos Reguladores: regulam as funções do nosso organismo e participam na sua formação. Previnem doenças e fornecem fibras, que são importantes para regular as funções intestinais. São fontes de fibras, minerais, e vitaminas. Ex.: verduras, frutas, legumes, etc.

Comer muito não é sinônimo de comer bem. O equilíbrio alimentar é fundamental para a manutenção da boa saúde, afinal nem o excesso, nem a falta de alimentos é indicado e sim o equilíbrio. O ideal é uma alimentação sadia e variada em quantidade e qualidade adequadas. Isso não é difícil, basta comer de tudo um pouco.

Coma pelo menos um alimento de cada grupo nas refeições do dia.

* Noções básicas sobre nutrientes

1 – Proteínas: são responsáveis pela construção e reconstrução de tecidos do nosso corpo. As principais fontes deproteína são os alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite, bem como vegetais como o feijão, o milho e a soja.

2 – Carboidratos: são substâncias que, dentro do nosso organismo, fornecem calor e energia para o trabalho. São suas principais fontes, o açúcar, o mel, os cereais, etc.

3 – Gorduras: são substâncias que nos fornecem calor e energia, porém com o dobro de intensidade e ainda têm a propriedade de conduzirem vitaminas. As principais fontes de gordura são óleos, manteiga, carnes gordas, amendoim, etc

4 – Vitaminas: são indispensáveis para a boa saúde e o vigor; são substâncias que, apesar de serem encontradas nos alimentos em pequenas doses, agem com grande efeito.

4.a) Vitamina A: regula e mantém em boas condições a pele e os epitélios, promove o crescimento normal do organismo e protege os órgãos da visão. Encontrada em alimentos como o fígado, o requeijão, a manteiga, a gema, a cenoura, a couve, a batata-doce, etc. Por ser lipossolúvel, não se dissolve durante o cozimento é resistente ao calor.

4.b) Complexo B: agrupamento de vitaminas que atuam sobre as funções digestivas, sistema nervoso, crescimento, combate as anemias, etc. Encontradas em alimentos como carne de porco, nozes, grãos completos de cereais, lentilha, soja, gema, etc. Por ser hidrossolúvel, passa facilmente para a água de cocção; resiste razoavelmente ao calor, desde que este não seja úmido.

4.c) Vitamina C: fundamental para a manutenção normal dos vasos sangüíneos, indispensável para a formação e crescimento normal dos ossos e dentes e previne infecções comuns, como resfriados. Encontrada em alimentos como limão, laranja, acerola, agrião, abacaxi, alface, goiaba, caju, etc. Tem pouca resistência ao calor, principalmente se for úmido; é hidrossolúvel e se dissolve facilmente na água do cozimento.

4.d) Vitamina D: é fundamental no combate ao raquitismo, pois é responsável pela fixação de cálcio e fósforo nos ossos e dentes. Encontrada em alimentos como óleo de fígado de peixes, leite e derivados, gema, etc. O corpo humano é capaz de sintetizar a Vitamina D através da exposição da pele aos raios solares. Tem enorme resistência ao calor e ao frio; por ser lipossolúvel, não se dissolve na água do cozimento.

5- Minerais: são responsáveis pelo crescimento, pela formação normal do sangue, e entram na constituição dos tecidos, dentes e ossos: eles asseguram o funcionamento normal do coração, sangue e músculos. Entre os vários minerais existentes, destacamos o Cálcio, o Fósforo, o Ferro e o Iodo.

5.a) Cálcio: é o principal elemento constituinte dos ossos. Encontrado em alimentos como o leite, soja, castanha-do-Pará, etc

5.b) Fósforo: entra na estrutura dos músculos, do sistema nervoso e suas funções. Encontrado em alimentos como o repolho, a cenoura, o espinafre, o leite, o ovo, os peixes, os cereais, a ameixa, etc.

5.c) Ferro: assegura a boa qualidade do sangue e combate a anemia, dando disposição e vigor. Encontrado em alimentos como o chouriço, a soja, o feijão, a lentilha, etc.

6 – Fibras: são substâncias não digeríveis pelo organismo, mas que compõem os ali mentos por nós digeridos. Mesmo não digeridos, estas substâncias ajudam a regular o funcionamento do intestino, evitando a diverticulite, o excesso de colesterol e até o Câncer intestinal. Encontradas em alimentos como frutas, verduras, a aveia, o milho e outros grãos inteiros.

* Recomendações diárias de alimentação e cardápios balanceados

1 – Recomendações diárias de alimentação:

1.1 – Alimentos construtores:

1.1.a) Leite e derivados:

alimentos crianças adultos leite 3 a 4 copos 2 copos queijos 1 fatia 2 fatias coalhada/iogurte ½ copo 1 copo

1.1.b) Carnes, ovos e leguminosas:

alimentos crianças adultos carnes 1 bife 2 bifes ovos 3 unid. p/ semana 3 unid. p/ semana

1.2 – Alimentos energéticos:

1.2.a) Cereais, feculentos e açúcar:

alimentos crianças adultos pão, mandioca, batata 1 unidade 2 unidades açúcar 2 colh. sopa 2 colh. sopa cereais e derivados 1 e ½ xíc. chá 2 a 3 xíc. chá (arroz, massas, macarrão)

1.2.b) Gorduras:

alimentos crianças adultos manteiga/margarina 2 colh. sobremesa 2 colheres sobremesa cereais e derivados 1 e ½ xíc. chá 2 a 3 xíc. chá (arroz, massas, macarrão)

1.3 – Alimentos reguladores:

1.3.a) Frutas:

alimentos crianças adultos frutas 2 unidades 2 unidades

* Elaboração de cardápios. Como já foi visto na Palestra anterior, uma boa refeição não é necessariamente uma grande ou cara refeição. Para se fazer um bom Cardápio deve-se levar em conta os seguintes itens:

a) Preparar o cardápio, levando em conta o número de participantes e a duração da atividade;

b) É importante que o cardápio seja elaborado de forma bem nutritiva , variada e que seja de fácil preparo no campo;

c) Evitar incluir alimentos perecíveis ou de armazenamento difícil, principalmente se não houver geladeira no local da atividade.

* Cálculo dos itens para a compra.

Após ter sido estabelecido o Cardápio, deve-se calcular os itens de mantimentos, material de cozinha e de limpeza, que serão utilizados na atividade. Para isso deve-se seguir os seguintes passos:

1 – Quantidade:

a) Relacionar os mantimentos e materiais de cozinha, limpeza e higiene por itens;

b) Calcular as quantidades que serão consumidas em cada refeição;

c) Fazer outra relação com o total geral de cada item;

d) Acrescentar no total geral de cada item cerca de 20 % do que vai ser consumido. Esta medida só se aplica aqueles itens que possam vir a faltar, como carnes, verduras, leite, etc.

A tabela abaixo, extraída do livro “Padrões de Acampamento”, pode auxiliar no cálculo das quantidades de alimentos:

TABELA DE GÊNEROS

GÊNEROS QUANTIDADE POR PESSOA POR REFEIÇÃO POR DIA

Arroz 50 a 80 gr

Açúcar 100 gr

Aveia 35 gr

Batata 200 a 250 gr

Café 70 ml

Carne seca 100 gr

Carne em geral 150 a 200 gr 300 gr

Cereal (tipo Corn Flakes) 25 a 50 gr 01 pac p/ 08

Chocolate 25 gr

Doces (tipo Goiabada) 50 gr

Ervilhas 120 gr

Farinha de mandioca 50 gr

Farinha de trigo 80 gr

Farinha de milho / Polenta 30 gr

Feijão 100 gr

Feijão enlatado (tipo Feijoada) 120 a 240 gr

Frutas 01 a 02 unid

Frutas enlatadas 180 gr

Legumes 300 gr

Leite 300 ml 900 ml

Manteiga / Margarina 25 gr 75 a 100 gr

Massas / Macarrão 80 gr

Milho (em grão) 80 gr

Mel 25 gr

Ovos 01 unid. Até 02 unid.

Pão 100 gr 400 gr

Peixe 120 gr

Presunto / Apresuntado 70 a 100 gr

Queijos 50 a 80 gr

Salsichas / Lingüiças 150 gr

Suco de frutas 150 ml

Tomate 02 unid.

Alimentação em Acampamentos Volantes

Os Escoteiros devem aprender a cozinhar antes de ir para o acampamento. Ensine-lhes a fazer pão, mingau e uma boa refeição de carne com legumes, que os mantenha alimentados e bem dispostos, para as atividades do acampamento. (Baden – Powell – Escotismo para rapazes)

Discorremos sobre os pontos básicos do planejamento e desenvolvimento de um Acampamento Volante, atividade que por suas características peculiares pode, se bem realizada, representar um marco na vida do adolescente, com reflexos expressivos no desenvolvimento de diversas áreas de suas personalidade.

É importante considerar que é preciso dispensar um cuidado especial ao item alimentação pois um acampamento itinerante consome muita energia pelo esforço despendido nos deslocamentos entre um e outro local de pernoite e o transporte do equipamento necessário.

A alimentação é portanto um aspecto essencial , não só como condição para manter a disposição, saúde e bom desempenho físico dos jovens, mas também e principalmente para assegurar um “moral elevado,” primordial para alcançar o sucesso em qualquer atividade.

Vamos dedicar o espaço dessa Ficha Técnica para abordar o problema da seleção de alimentos apropriados e conciliar aspectos críticos como peso, volume e espaço com o valor nutricional e energético sem esquecer de levar em consideração a facilidade de acondicionamento, conservação e a possibilidade de convertê-los em refeições agradáveis aos olhos, mas principalmente ao olfato e ao paladar. Há outros três fatores que devem ser levados em consideração:

Embalagens – Podem representar problemas como quebra ou vazamento ou simplesmente ocupar espaço desnecessário ou ainda peso adicional. Descarte portanto, caixas de papelão, bandejas de isopor e vidros. Sacos plásticos tipo” zapt ” podem embalar quase tudo. Os vidros devem ser substituídos por frascos de plástico com tampas de pressão e outra de enroscar, evitando vazamentos. Mel, maionese, catchup e mostarda podem ser adquiridos em embalagens com porções individuais.

Preparação rápida e simples – A refeição ideal para esse tipo de atividade é a que pode ser preparada em uma só panela ou no máximo duas. Uma panela e uma frigideira são suficientes para realizar as refeições do cardápio que vamos apresentar como sugestão, que além de satisfazer as necessidades de nutrição dos jovens são de fácil preparação. Panela é algo que não ocupa espaço na mochila, pois o seu espaço interno pode ser inteiramente aproveitado, inclusive com ingredientes que serão usados nas refeições.

Baixa cocção – Outro ponto a ser considerado, é que não devemos escolher alimentos que exijam muito tempo em seu cozimento, pois isso vai se refletir em ampliar a queima de combustível, que vai acabar influindo na relação espaço – peso – esforço. Assim quando nos referimos a feijão ou canjica, estamos falando de um produto que é encontrado em grandes supermercados já pronto e acondicionado em plástico a vácuo, que não necessita de conservação em geladeira, basta temperar e pronto!” Tá no papo!”

Para montar um cardápio que atenda as necessidades, vamos apresentar uma relação de alimentos que se prestam as condições já descritas. Vamos agrupá-los do ponto de vista didático em três categorias: Proteínas – Carboidratos – vitaminas e sais minerais., açúcares e gorduras.

Proteínas vegetais: Ervilha seca – lentilha – feijão – castanhas – proteína texturizada de soja (carne de soja), amendoim (grão ou pasta), grão de bico em pasta ( hamus tahine), canjica.

Proteínas animais: Leite – queijo – carnes curadas ( lingüiça, paio, carne seca, salame, toucinho defumado) – ovos, atum, sardinhas e frango em conserva – patê – maionese.

Carboidratos, sais minerais e vitaminas: Maçã – laranja – figo seco – banana passa – uva passa – ameixas secas – granola – mel – chocolate – farinha de trigo – pão – biscoitos – cenoura – beterraba – batata – abóbora – cebola e alho.

Os carboidratos são os maiores responsáveis pelas calorias que o corpo utiliza para gerar sua atividade muscular e calor. Os alimentos que fornecem carboidratos devem representar cerca de 60% a 80% do que ingerimos durante o dia.

As proteínas são responsáveis pelo crescimento e manutenção dos tecidos que sustentam o corpo e as funções vitais. Devem ser utilizadas diversas fontes de proteínas distribuídas em pequenas quantidades nas diversas refeições do dia, preferencialmente combinadas com carboidratos. Devem representar cerca de 15 a 20% da nossa ingestão diária.

Vitaminas, sais minerais, proteínas e carboidratos, açucares e gorduras, estarão presentes quando as refeições planejadas para o dia, combinarem os alimentos que relacionamos.

Água: Às vezes não nos damos conta da importância da água para o bom funcionamento do nosso organismo, esquecendo que somos constituídos de 70% de líquidos dos quais a maior parte é água.

Ao planejar o acampamento é preciso assegurar, que ao longo do percurso seja possível obter água potável suficiente para abastecer os cantis periodicamente evitando correr o risco de encarar uma desidratação. Nunca é demais lembrar que falta de água debilita o corpo mais rapidamente que a falta do que comer. Durante um Acampamento Volante, a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia devem ser satisfatórios, dependendo da altitude e da temperatura predominante, durante a atividade.

Quando estamos com frio nossa sede é pouca, mas mesmo assim é bom beber água, para equilibrar as funções do organismo e “azeitar a maquina”, mantendo seu bom rendimento. Após essas considerações que sempre achamos serem insuficientes mas sem dúvida indispensáveis vamos finalmente a sugestão de cardápio: Note-se que todos os jantares são pratos quentes.

Alimentação silvestre

Seguem algumas dicas para sobreviver na mata.

Ingestão de alimentos – Não comer alimentos estranhos, sem antes prová-los. Cozinhe uma amostra e depois mastigue por 5 minutos sem engolir, se o paladar não estranhar, pode comer a planta sem susto, em caso contrario jogar fora e lavar a boca. Obedeça as seguintes normas:

– Evite comer plantas desconhecidas sem provar com cuidado. Se tiver sumo leitoso evite-a (exceção para figos, abiu, sapoti e mamão).

Evite comer plantas com gosto desagradável;

Evite comer cereais parasitados por um cogumelo em forma de pequeno esporão escuro sobre a semente;

Todo o alimento que contém amido deve ser cozido, pois cru é indigesto.

CASCA DE ÁRVORES – a parte interna, crua ou cozida, da casca é um bom alimento. Se a casca é fina, pode-se usar também a parte externa. A casca do pinheiro é rica em vitamina c.

OS CAPINS – poderão ser a sua mais importante fonte de alimentação, as sementes dos capins silvestres podem ser comidas desde que fervidas ou assadas.

Broto de Bambu uma ótima opção na hora da fome.

Reconheça a batata bela folha.

Brotos são molinhos e enchem a barriga.

Dica de onde encontrar tubérculos

Tubérculos alimentam e são fáceis de localizar.

Palmito muito fácil de encontrar e de preparar.

Coco: a massa branca de dentro alimenta.

Cozinha em papel Alumínio

 Cozinhar em papel alumínio é a versão moderna de cozinhar em folhas ou argila. É limpo, fácil e sem panelas para carregar ou pratos para lavar.

A) Princípio: O papel alumínio é usado para grelhar, cozinhar, fritar, dourar e cozinhar alimentos no vapor. Cozinhar no vapor se faz selando o alimento num envelope de maneira que a umidade não possa escapar.

B) Fogo: Um fogo que produza rapidamente um leito de brasas de mais ou menos 5cm, é necessário para cozinhar em papel alumínio. Pode-se usar madeira (boa produtora de brasas), carvão em pedaços ou uma mistura dos dois.

C) Preparação: Para fazer uma frigideira de papel alumínio, corte um galho flexível o suficiente para faze5r uma alça no final. Prenda a alça com um nó no próprio galho ou arame. Se não for possível fazer uma alça, corte uma forquilha – corte as pontas 10~20 cm depois da forquilha, dependendo do tamanho da frigideira desejada. Quer usando a alça ou a forquilha, corte um pedaço de papel alumínio que ultrapasse 8 cm das dimensões da alça ou da forquilha . Se desejar uma frigideira de maior profundidade, deixe o papel alumínio afundar um pouco no meio. Depois de formar a frigideira, enrole o excesso de papel alumínio ao redor do galho na alça ou na forquilha.

D) Alimentos: Alimentos tais como carnes, vegetais e frutas são os mais comumente cozidos com papel alumínio e cozinhar em vapor é o método mais comum; Refeições completas são freqüentemente colocadas juntas numa só peça de papel alumínio. A cozinha em papel alumínio pode ser usada de várias maneiras:

· Aquecer pães;

· Cozinhar vegetais (espigas de milho, etc.);

· Fritar toucinho e ovos;

· Ferver pequenas quantidades de líquidos.

E) Passos: 1.e- Corte duas peças de papel alumínio fino ou uma peça espessa na dimensão igual a duas vezes a circunferência do item a ser embrulhado;

                 2.e- Coloque o alimento no meio do lado mais brilhante da folha;

                 3.e- Adicione uma pequena quantidade de água se o alimento for muito seco;

                 4.e- Dobre a folha juntando e dobrando as pontas em dobras de mais ou menos 1 cm, até que não possa mais ser dobrada, deixando espaço para que ela “cresça”;

                 5.e- Achate o topo do envelope e verifique para que ele fique bem selado;

                 6.e- Se ainda precisar selar, coloque este envelope sobre uma outra folha de papel alumínio e dobre novamente. Se as brasas estiverem muito quentes ou se estiver usando carvão, pode-se prevenir a queima do alimento enrolando o primeiro envelope de alumínio em 3 camadas de jornal antes de enrolar uma nova folha de alumínio. Uma outra maneira de prevenir a queima do produto é colocar um vegetal com grande quantidade de umidade ao redor do alimento. Por exemplo: coloque fatias de cebola dos dois lados de um hambúrguer; enrole folhas de repolho em carne moída. Uma outra maneira de garantir que a sua comida não irá queimar é virá-la de cinco em cinco minutos, evitando que qualquer ponto fique muito quente.

F) Sugestão de cardápio: (por pessoa)·2 hambúrgueres; Vegetais diversos (tomate, cebola, pimentão, etc., já cortados); 1 fruta (banana, maçã, etc. apropriadas para serem assadas em papel alumínio); Temperos; 2 pães; Refresco.

CEREAIS

ARROZ Arroz na Moranga

Abra na moranga, uma tampa de uns 7 cm. Na parte de cima da mesma e retire seu miolo. Coloque o arroz, a água e seus temperos na moranga. Agora, basta cozinhar, da mesma maneira que se fosse uma panela normal. Assim, o arroz trará o sabor da moranga, junto com o seu gosto natural.

Arroz Carreteiro

 Ingredientes: arroz; lingüiça; paio; carne seca; cebola; bacon; cebola; tomates; sal e molho de tomate

Modo de preparo: Faz-se o arroz do modo tradicional (frite os temperos e refogue o arroz, quando ferver a água jogue no arroz deixandoocoberto de água fervendo) e mantenha-o guardado. Em outra panela, afervente a lingüiça, a carne seca e o bacon. Que já estão picados. Após a fervura refogue-os sem colocar gordura. Coloque a cebola e o tomate, acrescente água e o molho de tomates. Logo após misture o molho com o arroz.

Arroz sem panela

 Ingredientes Arroz, Água, Sal, Caixa de leite longa vida.

Modo de Preparar:

1 – Abra a caixa de leite pela parte de cima.

2 – Encha dois terços da caixa com água.

3 – Coloque três punhados de arroz e uma pitada de sal.

4 – Feche a caixa e coloque perto da brasa.

5 – Não deixe o arroz queimar.

6 – O arroz demora cerca de meia para ficar pronto.

Arroz Simples

 Coloca-se na panela gordura ou óleo, alho esmagado e cebola cortada. Quando estiver dourando, coloca-se o arroz e mexe-se até começar a fritar. Acrescenta-se então uma quantidade de água igual ao dobro da medida que se usou para o arroz. Acrescenta-se sal em pequenas quantidades mexendo até que o gosto esteja conforme o desejado. Deixa-se ferver e põe-se a cozinhar em fogo brando até secar.

Arroz Mateiro

Ingredientes: 03 xícaras de arroz, escolhido e lavado. 04 batatas grandes fatiadas Tempero pronto Sal Óleo para untar 01 Rolo papel alumínio

Modo de fazer: Misturar o arroz, o tempero pronto e se necessário um pouco de sal. Dividir em 08 porções. Untar 08 pedaços de papel alumínio com óleo. Colocar algumas fatias de batata para forrar. Pôr o arroz sobre as batatas e cobrir com mais uma camada de batata. Dobrar o alumínio formando um envelope (ver ilustração abaixo). Antes de fechar os envelopes, colocar 02 copinhos (de cafezinho) de água. Fechar o envelope e pôr sobre a brasa para cozinhar. Deixar cozinhar cerca de 10 minutos de cada lado.

Arroz com Lingüiça Defumada e Ovos

Arroz pronto 2 lingüiças defumadas picadas 3 ovos batidos 1 lata de ervilhas (ou seleta de legumes)

Frite a lingüiça numa panela grande com um pouco de óleo. Quando estiverem douradas, coloque os ovos batidos e fique mexendo até que cozinhem. Acrescente o arroz e vá misturando sempre até aquecer o arroz todo. Junte as ervilhas, misture e sirva.

Arroz com Atum

 Arroz Cebola / Alho picado / óleo / sal 2 latas de atum água e sal 2 latas de seleta de legumes (ou só milho)

Cozinhar o arroz (parbolizado não fica papa) Quando estiver no ponto de apagar o fogo, coloque a seleta e o atum. Deixe tampado, sem mexer. Depois de 10 minutos, despeje tudo numa travessa grande, misturando bem. Sirva com queijo ralado.

Arroz com Ovo

 Arroz pronto 3 ovos batidos óleo / cebola picadinha / alho amassado, sal

Frite a cebola e o alho até dourar, despeje os ovos (em panela anti-aderente) e vá mexendo até ficar granulado. Despeje então o arroz e vá misturando até aquecer todo o arroz. Se tiver cheiro verde picadinho, fica mais bonito.

Arroz à Grega

 Faça um envelope com papel alumínio, de modo que não vaze água e para cada colher de arroz coloque duas de água, e mais alguns legumes de seu gosto. Você pode por óleo ou manteiga em pequena quantidade. Depois leve à brasa por 10 a 15 minutos. Obs: O envelope não pode ficar no fogo para não danificá-lo.

Arroz a Grega Mateiro

 Ingredientes: 03 xícaras de arroz, escolhido e lavado. 04 batatas grandes fatiadas Tempero pronto 02 Latas de seleta de legumes Sal Óleo para untar 01 Rolo papel alumínio

Modo de fazer: Misturar o arroz, a seleta de legumes e o sal. Dividir em 08 porções. Untar 08 pedaços de papel alumínio com óleo. Colocar algumas fatias de batata para forrar. Pôr o arroz sobre as batatas e cobrir com mais uma camada de batata. Dobrar o alumínio formando um envelope (ver ilustração abaixo). Antes de fechar os envelopes, colocar 02 copinhos (de cafezinho) de água. Fechar o envelope e pôr sobre a brasa para cozinhar. Deixar cozinhar cerca de 10 minutos de cada lado.

Arroz no Papel Alumínio

Ingredientes: 1/2 xícara de arroz 1 tomate 1 Lingüiça toscana (Pode ser um pouco de Bacon) Sal Papel alumínio

Modo de fazer: Coloca-se o arroz na água antes de cozinhá-lo, deixe-o lá durante meia hora, enquanto isso pique a lingüiça e tomate. Pegue um pedaço grande de papel alumínio e o dobre no meio, depois dobre as laterais afins de transformá-lo num saquinho. Tire a água do arroz e misture-o com o sal, a legues e o tomate e jogue tudo dentro do “saquinho de papel alumínio”. Coloque-o na brasa para cozinhar fechando o saquinho do mesmo jeito da lateral, de modo que você pode abri-lo para provar (se colocar perto do fogo ele queima) tire-o do fogo quando estiver mole o arroz. Não coloque água, pois o tomate soltará água e a lingüiça óleo. Ele demora de uma a duas horas, mas é uma refeição feita sem panela.

Kabobs

 Ingredientes: uma porção de arroz (para uma pessoa) batata sal queijo presunto cenoura papel alumínio

Modo de preparo: Coloque tudo dentro do papel alumínio, e coloque nas brasa do fogo. Aí é só esperar e está pronto. Obs: pode ser colocado carne moída no lugar do arroz.

FEIJÃO

Feijão Simples 

Coloca-se o feijão na panela com água e sal e deixa-o ferver até amolecer. Retira-se então uma porção e derrama-se em uma frigideira onde estão alho e cebola dourando em um pouco de gordura quente ou óleo. Misture o feijão amassando um pouco e derrama-se na panela novamente. Deixe-o no fogo mais algum tempo até que o caldo engrosse. Para facilitar o cozimento do feijão, pode-se deixá-lo de molho algumas horas antes de cozinhá-lo. Para torná-lo mais saboroso, costuma-se cozinhá-lo com pedaços de lingüiça, carne seca, lombo, toucinho, etc. Essas carnes salgadas, devem ser fervidas antes de ser colocadas no feijão para que percam a grande quantidade de sal que trazem para sua conservação.

Feijão 

Deixar o feijão de molho durante toda a noite anterior ao dia do preparo. No dia, fogo alto – preferencialmente em panela de pressão – minhas patrulhas tinham panelas de pressão pequenas, ótimas para acampamentos maiores, inclusive para legumes – ou, na falta, panela bem tampada. Enche-se a panela com água e deixa-se ferver até amolecer. Lembre-se que vai demorar bastante, a menos que tenha deixado de molho e esteja usando um bom fogo a lenha. Depois de amolecido, retira-se parte do feijão, prepara-se um refogado em uma frigideira usando alho, sal e cebola e depois se torna a misturar com o restante do feijão.

Strogonof de Soja, É demais!

Compre soja em flocos (parece ração de cachorro). Compre arroz, batata palha, cachup, mostarda, creme de leite e manteiga.

Modo de fazer: Num recipiente despeje água fervendo ou morna num “pouquinho” de soja (ela cresce!). Enquanto isto, faça o arroz simples (água, arroz lavado, sal, etc). Depois que a soja amoleceu, guarde o arroz pronto e use a panela para fritar por 5 minutos a soja picada com meia colher de manteiga e com tempero para avez Maggi. Depois, despeje os molhos (40% cachup 20% mostarda, e 40% creme de leite) e esquente um minutinho. Pronto.

FRUTAS E LEGUMES

BANANA caramelada

Ingredientes: bananas açúcar papel alumínio

Modo de preparo:Passe a banana no açúcar enrole no papel alumínio e leve a brasa por uns 10 minutos.

Banana com canela

 Ingredientes Uma banana grande, Canela, Açúcar, Papel alumínio.

Modo de Preparar: Pegar a banana descascar cortar no meio na vertical, colocar canela e um pouco de açúcar e fechar novamente, enrolar em papel alumínio e colocar na brasa para assar, esperar de 10 a 15 minutos e degustar esta maravilhosa sobremesa.

Banana Assada

 Ingredientes: Uma Banana, Açúcar, Canela e Papel Alumínio.

Modo de Preparo (1): Enrole a banana no papel alumínio, com casca e tudo, e leve a fogueira. Após cerca de 20 minutos, retire do fogo e tire o papel. Coloque num prato, retire a casca da banana, coloque canela e açúcar a gosto.

Modo de Preparo (2): Corte a Banana ao meio na vertical formando duas fatias compridas, jogue canela e açúcar na parte de dentro das fatias. Junte as fatias como eram antes, enrole com o papel alumínio e coloque para assar de 15 a 20 minutos.

MAÇA caramelada

Ingredientes: 1 maça 1 goiabada ½ xícara de açúcar

Modo de preparo: Pegue a maçã, abra e tire o caroço. Preencha o lugar onde tirou o caroço de goiabada. Feche, passe açúcar em cima da maçã e embrulhe no papel alumínio. Leve ao fogo até o papel ficar meio dourado.

Maçã Mateira

Ingredientes: 1 maçã 1 pedaço de goiabada

Modo de preparo: Corte a maçã ao meio e recheie com a goiabada, embrulhe com papel alumínio e leve a fogueira até o papel ficar umpouco dourado.

Maça/banana na brasa

 Para sobremesa, pode se colocar uma maçã ou uma banana na brasa e quando estiverem cozidas tire da brasa abra e coloque canela misturada com açúcar.

Maça Recheada

 ingredientes: maçã, açúcar e canela.

misture o açúcar e a canela, logo após abra as maçãs ao meio faça pequenos buraquinhos e recheie com o açúcar e a canela,feche a maçã envolva com papel alumínio e leve a brasa por + ou – 5min.

Crepes de maçã com calda de amoras

Para o crepe 750ml leite 50g manteiga 2un ovo 1 pitada de sal 600g farinha de trigo

Misture o leite os ovos a manteiga e o sal, vá acrescentando a farinha até ficar um creme consistente (quanto mais consistente ficar, mais grossas serão os crepes) e homogêneo esquente uma frigideira, com um pedaço de papel toalha passe um pouco de manteiga na frigideira (uma vez para cada crepe e apenas um pouquinho) jogue o creme, quando soltar da frigideira, vire e deixe mais um tempinho.

Para o recheio 4un Maçãs Verdes grandes picadas 300g Açúcar (2 xícaras) 2 paus de canela ou canela em pó a gosto água

Ferva tudo até cozinhar bem as maçãs, use pouca água

Para a calda 2 xícaras amoras (ou outra fruta silvestre como morangos silvestres, morangos framboesa use o que tiver a mão) 150g açúcar (1 xícara) 200ml água (2 xícaras)

Misture tudo e ferva até derreter as amoras e estiver. Em ponto de calda, caso precise use mais água Recheie os crepes com o recheio e cubra com a calda (de preferência ainda quente)· .

Maçã com goiabada

 Ingredientes: Maçã; Goiabada; Papel alumínio.

Modo de Preparo: Retire o caroço da maçã. Preencha os buracos com goiabada. Embrulhe a maçã no papel alumínio. Coloque a maçã embrulhada perto da brasa da fogueira ou da churrasqueira. A maçã estará pronta quando o papel estiver escuro.

Maçã em calda

Ingredientes: 1 maçã picada, açúcar e água

Modo de fazer: Colocar em uma panela uma xícara de água, uma de açúcar e a maçã. Deixar levantar fervura até ficar uma calda. Sirva quente e bom apetite!

Maçã recheada

 Ingredientes: maçã, açúcar e canela.

Misture o açúcar e a canela, logo após abra as maçãs ao meio faça pequenos buraquinhos e recheie com o açúcar e a canela, feche a maçã envolva com papel alumínio e leve a brasa por + ou – 5min.

CURAU CAIPIRA

 Ingredientes 1 dúzia de espigas de milho verdes raladas 4 xícaras (chá) de açúcar 1 colher (café) de sal1 ½ litro de água

Modo de preparo Passe o milho ralado na peneira fina. Utilize a água para lavar bem o milho e aproveitar o máximo do caldo. Leve ao fogo junto com o açúcar e o sal. Mexa sempre com uma colher de pau. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Despeje ainda quente, em travessas.

BATATA ao murro

 Ingredientes: batata sal margarina ou manteiga presunto, queijo ou o que preferir

Modo de preparo: Cozinhe a batata com bastante água até que fique mole. Cada escotista escolhe sua batata e dá um murro nela em seu prato, para que espatife. Coloque em cima a margarina/manteiga, sal e o que gostar a mais, presunto, queijo, etc.

Batata assada no barro

 Ingredientes Batata: da terra ou doce, sal, barro.

Modo de Preparar: Envolva a batata com a barra numa superfície de mais ou menos dois cm de barro, após a fogueira estiver somente ardendo em brasas. Coloque as batatas sobre as brasas, podendo cobri-las com barro. Lembre-se de deixar parte do barro exposta. Pois no momento em que estiver pronto o barro trincará. Então é só adicionar sal a gosto e se deliciar com essa deliciosa comida mateira.

Batata a Moda Monalisa

 Ingredientes: Batatas (2 batatas por pessoa); 1/2 litro de leite (em pó); 2 colheres cheias de margarina; 2 colheres moderadas de amido de milho; 1 pitada de Sal; 1 pitada de queijo ralado Salsinha e/ou Orégano a gosto.

Modo de Preparar: Coloque as batas cortadas em tamanhos médios numa panela com água e um pouco de sal. Deixe cozinhar a batata. Pegue leite em pó diluído em um copo com água e com o amido de milho, e misture bem. Acrescente o leite com o amido de milho na panela com a batata e não pare de mexer. Acrescente a margarina e os outros temperos a gosto. Desligue o fogo depois de ferver por uns 5 minutos (sempre mexendo). Acrescente algumas pitadas de queijo ralado para dar um gostinho. Caso fique muito grosso o molho branco, acrescente mais leite.

Batata Recheada

 Ingredientes: Batata, presunto, queijo, ovo e sal.

Modo de preparo: Pegue uma batata crua, tire o tampão de cima (guarde-o), e tire o miolo da batata (mas não deixe a casca da batata muito fina).

Recheio: Presunto, queijo, ovo e sal, a gosto misture, tudo e jogue dentro da batata. Tampe a batata com o tampão, ponha dois palitos para segurar (um de cada, lado do tampão), embrulhe no papel alumínio e ponha a batata na brasa.

Batata Recheada com Ovos

 Escolha uma batata grande, tire uma tampa e retire o interior da batata, até que ela se transforme em um recipiente que caiba um ovo derramado. Com a clara, um pouco dela, cole a tampa na batata ou fixe com dois palitos. Envolva com papel laminado e leve as brasas. Cozinhar por volta de 25 min. Experimentar com a ponta de um garfo se está cozida.

Batata na Brasa

 Ingredientes: 2 batatas por pessoa, queijo ralado e lingüiça.

Modo de preparo: Corte as batatas ao meio e tire uma porção do interior das batatas. Coloque em uma vasilha e misture com o queijo ralado e a lingüiça. Enrole no papel alumínio e ponha nas brasas.

Batata com lingüiça

Ingredientes: Batata; Lingüiça; Papel alumínio.

Modo de Preparo: 1 Faça um buraco no meio da batata, onde caiba a lingüiça. 2 Coloque a lingüiça dentro da batata. 3 Envolva a batata com papel alumínio e coloque sobre a brasa da fogueira. 4 Ela estará pronta quando o papel alumínio escurecer.

Batata com queijo ralado

 Ingredientes: Batata; Queijo ralado; Papel alumínio.

Modo de Preparo:1 Faça um buraco no meio da batata. 2 Preencha todo o buraco com queijo ralado.         3 Envolva a batata com o papel alumínio.4 Ela ficará pronta quando o papel alumínio escurecer.

SALADAS

Alface

 Ingredientes: Vinagre de vinho, óleo, pitada de sal e alface.

Modo de Preparo: Em uma vasilha coloque o alface e adicione os ingredientes à gosto.

Legumes Mateiros

 Ingredientes: Sal, papel alumínio, uma batata média, uma cenoura grande, uma cebola pequena, quatro vagens, duas colheres de ervilha, e outros legumes à gosto.

Modo de preparo: Fatiar a batata e a cenoura bem fina, picar bem a cebola e a vagem, adicionar as ervilhas e os legumes, cortando-os, fatiando-os ou picando-os á gosto. Misture e tempere os legumes com sal à gosto. Envolva os legume em um pedaço de papel alumínio sem deixar aberturas ou furos. Coloque-o sobre a brasa de seu “fogão” espere cerca de vinte minutos e seu Legumes Mateiro estará pronto para comer.

Salada de Ovos

 Cozinhe 1 ovo para cada pessoa (5 ovos para 5 pessoas). Depois de cozinhar coloque numa vasilha separando a gema da clara, amasse muito bem e depois misture bem. Coloque numa vasilha, corte 1 tomate para cada pessoa e tempere bem com salsinha, cebolinha, sal e um pouco de azeite(que pode ser desnecessário), junte aos ovos. cozinhe 1 batata para 3 pessoas. Coloque um pouco de mostarda preta na batata depois de cozida corte em pedaços. Corte 1 maçã para cada 2 pessoas, e coloque junto ao ovo e ao tomate. Corte em 2 pedaços algumas azeitonas (lembre-se de tirar o caroço) e misture todos ingredientes colocando por último a batata, misture muito bem. Sugestões: comer no pão de forma ou bisnaguinha, ou comer acompanhado de arroz e alface. Essa saladinha é muito gostosa e não estraga, se guardarem, deixem para colocar a mostarda na hora de comer.

Salpicão

 INGREDIENTES: 200g de queijo picado 1 maçã picada 1 lata de milho 1 lata de ervilha uva passas frutas cristalizadas 1 lata de maionese

MODO DE PREPARO: Despeje tudo numa tigela depois coloque maionese e mexa até ficar com a consistência de uma salada de batata.

Cebolas Douradas

 Dourar rodelas de cebola (quantidade generosa), não deixar queimar. Salpicar com um pouco de farinha de trigo, deixe cozinhar um pouquinho, mexendo sempre. Juntar uma clara de ovo e uma colherada de vinagre. Deixe ferver 2 minutos. Junte a gema batida com um pouco de água fria. Acabar de cozinhar e servir.

Tomates

 Colocar um pouco de óleo numa panela. Colocar alguns tomates inteiros, lavados. Tampar, e deixar cozinhar em fogo fraco por alguns minutos. Juntar cheiro verde, orégano, sal, etc. Servir com arroz ou macarrão. (deve ser um bom acompanhante para o famoso miojo…).

SELETA de LEGUMES

 Ingredientes: Uma batata média, uma cenoura grande, uma cebola pequena, quatro vagens, duas colheres de ervilha

Preparo: Fatiar a batata e a cenoura em tiras bem finas. Picar a vagem e a cebola em pedaços bem pequenos. Em um envelope de alumínio, colocar todos os ingredientes, misture-os e acrescente sal. Não deixe buraco no envelope. Em um “fogão” improvisado com pedras e lenha, coloque o pacote em cima de uma grelha. Em 20 minutos, a seleta de legumes estará pronta.

Legumes Mateiros

 Ingredientes: Sal, papel alumínio, uma batata média, uma cenoura grande, uma cebola pequena, quatro vagens, duas colheres de ervilha, e outros legumes à gosto.

Modo de preparo: Fatiar a batata e a cenoura bem fina, picar bem a cebola e a vagem, adicionar as ervilhas e os legumes, cortando-os, fatiando-os ou picando-os á gosto. Misture e tempere os legumes com sal à gosto. Envolva os legume em um pedaço de papel alumínio sem deixar aberturas ou furos. Coloque-o sobre a brasa de seu “fogão” espere cerca de vinte minutos e seu Legumes Mateiro estará pronto para comer.

Espetinho Vegetariano (ou quase)

 Fazer espetinhos com cebola, tomate, pimentão, batata doce pré-cozida, toicinho (bem pouco, só para dar um pouco mais de sabor), salsicha em lata. Pincela-se com um pouco de margarina e sal. Enrolar em papel alumínio e colocar sob a brasa para ir assando.

Milho Assado na Brasa

 Colocar o milho verde em espiga na grelha, e ir “regando” com água e sal, até o cozimento.

Sopa de Cebolas

 Dourar cebolas com margarina, juntar um pouco de farinha de trigo, mexer bem. Juntar caldo de galinha em cubos, água, sal e pimenta, se quiser. Deixar cozinhar um pouco, servir com queijo ralado por cima.

AVES, CARNES E PEIXES

AVES

 Em quase todas as partes do mundo que você for encontrará aves: Perus, galinhas, patos, marrecos, codornas, etc, de criação ou selvagens, sendo fáceis de capturar e preparar.

Para abatê-las

Um método fácil e seguro e segurar com a mão esquerda na base do pescoço e com a mão direita na cabeça dar um puxão. Outro método simples e colocar o bastão sobre o pescoço da ave no chão e dar um pisão no bastão. Nunca decepe o pescoço da ave ela sairá andando sem cabeça. Para tirar as penas No acampamento ou em situações de dificuldade o meio mais aconselhável e fazer um pequeno corte na de + ou – 1cm na pele da ave. Insira no corte entre a pele e a carne um tubinho fino de bambu de + ou – 6 mm de diâmetro ou uma caneta tipo Bic sem carga e assopre, A pele se soltará da carne, corte os pés e o pescoço e retire a pele com as pernas. Limpeza Abra a ave ao meio e remova toda a barrigada e tome muito cuidado com a fel (bolina verde azulada normalmente do lado direito da barrigada) pois se ela romper não se poderá comer a carne ela ficara totalmente amarga. Pronto tempere, e coloque para azar em brasas lentamente para não queimar.

Frango Simples

 Logo depois de mortas, tem que ser depenadas. Corta-se a cabeça e extrai-se do pescoço a faringe. Corta-se uma incisão entre as coxas do animal e por esta abertura, retira-se todo o aparelho digestivo, deixando limpo o interior da ave. Corta-se em pedaços e coloca-se então numa panela com gordura ou óleo bem quente. Quando começar a tostar vire-o e derrame um pouco de água, para não deixar queimar. Proceda assim até que esteja assado por igual.

Frango Assado

Pode-se assar um frango preso num cordel em frente ao fogo refletor. Recheie a ave e coloque um espeto entre suas asas e por entre suas pernas. Faça uma laçada em volta de um espeto (como se vê na figura) e a outra ponta amarre numa vara em frente ao fogo. Quando o frango estiver assado a parte de baixo, coloque a laçada no outro espeto e continue o cozimento. (Tempo de 1 a 1 ½ horas de cada lado)

Galinha de Caçador

 Esta comida é para ser feita em acampamento escoteiro. Pega-se o frango já depenado, tempera com sal, alho, azeite, enrola-se no papel alumínio, depois cava-se um buraco no chão, de forma que o mesmo fique enterrado cerca de 03cm da superfície, coloca bastante carvão em cima e acende o fogo, deixar cerca de 02 horas com braseiro forte, depois é só retirar o carvão desenterrar e tirar o papel alumínio com cuidado para não cair terra e saborear….. podemos fazê-lo também, ao invés de enterrar colocando o papel alumínio e depois envolver um barro, em seguida colocar a bola de barro diretamente sobre o braseiro, quando o barro quebra estamos com o prato pronto.

Galinha no Barro

 Retire as entranhas e a cabeça da penosa. Após limpar seu interior, preencha-a com uma pedra bem grande. Revista à ave com uma boa camada de barro (argila), sem retirar as penas e coloque-a num buraco, cobrindo de brasas. Após algum tempo, quando o barro começar a rachar, retire a bola do buraco. Quebre o barro, arrancando as penas juntas. Está pronta para ser comida.

Frango Subterrâneo

 Ingredientes Frango, Papel Alumínio .

Modo de Preparar: Dentro de um buraco faz-se uma fogueira, quando esta for somente brasa. Coloca-se o frango envolto em papel alumínio e recoberto por barro dentro do buraco, fechando-o com terra e Acendendo- se nova fogueira sobre o frango, Agora enterrado. Aguarde aproximadamente 2 horas e o frango estará pronto.

Frango Rogéria

 Ingredientes: 1 frango limpo, 2 kilos de sal, 6 a 8 claras de ovos. Modo de preparo: Fazer uma massa com as claras de ovos e o sal. Cubra o frango com a massa. Envolva o frango em folhas de bananeiras ou algo parecido, em seguida coloque o frango em um buraco, que deverá conter brasa. Depois cubra com mais brasa e, jogue terra. Estará pronto dentro de 3 à 4 horas.

Cuscuz de Tapioca

 Ingredientes • 1/2 kg de farinha de tapioca (pode ser com castanha) • 1 litro de leite bem quente, com 2 colheres (sopa) de açúcar • 1 vidro de leite de coco pequeno • 1 coco inteiro triturado • 1 lata leite condensado

Modo de preparo Triture o coco, deixando pedaços grandes. Acrescente um pouco do leite de coco e reserve. Coloque a farinha de tapioca em um recipiente grande e aos poucos vá acrescentando o leite quente, mexendo bem, até ficar uma papa. Em seguida, acrescente o coco triturado e o restante do leite de coco, mexendo bem. Finalmente, despeje o leite condensado, continue mexendo e leve ao refrigerador. Obs: é aconselhável reservar um pouco do leite condensado para misturar no momento de servir para que o cuscuz fique bem cremoso. Opcional: pode ser acrescentado ainda, no momento de servir, o creme de leite batido junto com o leite condensado.

Chucrute da Roça

 Ingredientes • 1Kg de carne de porco magra • 1 colher (sopa) rasa de sal •salsa, cebolinha e pimenta de cheiro • 1Kg de tripas de carneiro

Modo de preparo Limpe a carne. Corte em pedaços muito pequenos. Pique a salsa, a cebolinha e amasse a pimenta. Adicione o sal, os temperos e misture. Lave as tripas e deixe de molho por duas horas. Encaixe a tripa num funil de boca larga e vá enchendo com a carne, aos poucos. Deixe uma tirinha e feche com um nó. Fure com um palito para tirar a água e o ar. Na hora de fritar, um truque: use óleo frio. Sirva acompanhada com pãozinho francês crocante.

Cuscuz de Galinha

 Ingredientes • ½ galinha limpa de mais ou menos 600 g • 3 dentes de alho picadinh • 1 cebola grande ralada • 3 tomates • 1 folha de louro • 1 maço de cebolinha • 3 colheres (sopa) de óleo • 1 lata de ervilha • 1 vidro de palmito • 50 g de azeitonas pretas • 2 ovos cozidos • 2 xícaras (chá) de farinha de milho • 4 copos de água • sal e pimenta a gosto

Modo de preparo Doure no óleo a cebola e o alho. Junte a galinha em pedaços. Frite em fogo baixo até a carne dourar. Acrescente os tomates picados, o sal , a pimenta, a folha de louro. Adicione três copos de água e cozinhe em panela de pressão por 20 minutos. Depois de cozido, retire os pedaços de galinha, elimine os ossos e as peles e corte a carne em pedacinhos. Junte essa carne ao caldo em que foi cozida, acrescente a ervilha e o palmito cortado em rodelas. Deixe ferver. Se o caldo for pouco, junte o restante da água. Adicione, aos poucos, a farinha de milho e mexa com uma colher de pau. Cozinhe por 3 minutos antes de desligar o fogo. Coloque a cebolinha picadinha. Enfeite numa forma de cuscuz com rodelas de ovos e azeitonas. Despeje a massa do cuscuz. Desenforme depois de frio.

CARNE 

Almôndegas

1 kg de carne moída 1 pacote de creme de cebola 1 pãozinho desmanchado no leite 1 ovo sal (só um pouco, porque o creme de cebola já contém sal) / pimenta / cheiro verde

Misturar tudo e deixar descansar por meia hora. Fazer bolinhas ou em formato de hambúrguer e fritar em bastante óleo (cobrindo).

Bife à Milanesa

 Ingredientes: Bife, sal, ovo, farinha de rosca.

Modo de preparo: Bata o ovo em um prato fundo.Coloque a farinha de rosca em outro prato. Pegue o bife temperado com sal à gosto e mergulhe no ovo. O bife deverá ficar todo molhado com ovo.Coloque o bife no prato da farinha. os dois lados do bife devem levar farinha. Coloque o bife em uma frigideira com duas colheres de sopa de óleo quente. Frite o bife até dourá-lo.

Bife de Soja 

INGREDIENTES: • proteína de soja; • salsa verde; • cebola; • tomate; • orégano; •cominho; • cebolinha; • alho; • pimenta; • 2 ovos; • farinha de trigo integral; • ingredientes para qualquer molho.

Hidrate uma porção de proteína em água quente, retire o excesso de água e tempere com salsa verde, cebola picada, tomate, orégano, cominho, cebolinha, alho, pimenta e sal. Acrescente dois ovos e misture farinha de trigo integral até dar liga. Frite, depois faça um molho e cozinhe alguns minutos.

Carne Assada

 Depois de lavada, tempera-se a carne com sal, alho, louro, limão ou vinagre. Coloca-se então, numa panela com gordura ou óleo bem quente. Quando a carne começar a tostar , vira-a e derrama um pouco de água, para não deixar queimar. Procede-se assim até que esteja assada por igual a ponto de ser espetada e não sair sangue.

Carne Ensopada

 Coloca-se na panela, um pouco de gordura e então põe-se a carne já temperada, cortada em pequenos pedaços, deixando fritar um pouco sem queimar. Derrama-se um pouco de água, bastando cobrir a carne, e deixa-se cozinhar. Renove a quantidade de água, sempre que for preciso, até a carne ficar macia. Adicione legumes em pedaços e sal a gosto. Quando os legumes estiverem macios está pronta para servir.

Carne Seca

 Cozinhe-a ligeiramente em água fervendo para remover o sal, depois pode-se assar ou fazer ensopada.

Carne moída na laranja

 Ingredientes: Laranja e Carne Moída

Modo de preparo: Corte a laranja no meio com casca chupe a laranja e limpe e deixe a casca. Coloca a carne moída dentro da laranja, e fecha e coloque dois pauzinhos para segurar a laranja. Aí deixa na brasa entre 10 a 20 minutos.

Carne moída na Lata

 Ingredientes: 300 gr. de carne moída, sal, pimenta, cebola, alho, 1 lata de leite em´pó vazia.

Modo de preparo: Tempera-se a carne moída com sal, pimenta, cebola e alho e opções a gosto. Feito este procedimento coloca-se a mistura de na lata, e bota-se sobre o braseiro do fogo, por 20 minutos. Esta receita fica legal em acampamentos e trilhas longas. Já fizemos esta receita e ficou muito gostosa, pena que acabou.

Paçoca de Carne-Seca

 Ingredientes • 1kg charque picadinho (batido com faca) • ½ kg de farinha de mandioca • ½ kg de farinha de milho

Modo de preparo Coloque em uma panela óleo quente já com todo o tempero, principalmente alho picado, adicione a carne, deixe refogar por uns 5 minutos. Depois coloque a carne dentro de um pilão de madeira juntamente com a farinha de mandioca e a de milho, pilar até ficar fofinha.

Carne moída no envelope

 Ingredientes: – Carne moída; – Batata; – Sal; – Papel alumínio.

Modo de Preparo: 1 – Corte a batata em rodelas e tempere e carne moída com sal. 2 – Faça um envelope de papel alumínio e forre-o com as rodelas de batata. 3 – Coloque a carne moída dentro do envelope e cubra-a com as rodelas de batata. 4 – Feche o envelope e coloque-o sobre a brasa, ele ficará pronto quando o papel alumínio.

Kaffika Desterro

 Ingredientes: 500 gramas de carne moída, 1 cebola média cortada em pequenos cubos, 1 pitada se sal, 1 pitada de pimenta, 1 tomate cortado em pequenos cubos, 1 pitada de cominho, 6 varetas de bambu da grossura do dedo indicador.

Modo de preparo: Num recipiente coloca-se a carne moída o sal a pimenta, cebola o tomate e cominho. Amasse bastante até formar uma massa bem firme. Coloca-se a massa nos palitos apertando-os com as mãos até ficarem firmes. Em seguida bota-se no braseiro no acampamento ou em churrasqueira elétrica. Deixe até dourar fica uma delícia.

Karite

 Ingredientes: Carne moída, palito de churrasco e papel alumínio.

Modo de Preparo: Junte a carne moída com o palito, como se fosse um churrasco embrulhe no papel alumínio e ponha na brasa, quando o papel alumínio dourar retire-o e deixe esfriar. Tire o papel alumínio e coma.

Mix Carne e Batata

 Ingredientes: Carne Moída, batata, cebola e papel alumínio.

Modo de preparo: Tempere a carne moída com sal e cebola picada. Corte a batata ao meio, separando-a em duas partes iguais. Faça um “buraco” em uma das metades da batata, de forma que você possa colocar a carne moída neste “buraco”. Junte as duas metades da batata e a envolva no papel alumínio. Coloque na brasa de seu “fogão” mateiro por cerca de 50 minutos. Desenrole a batata e com uma colher misture a carne moída com a batata.

Obs.: A carne moída não pegará cor, porém deverá estar cozida.

Lingüiça improvisada

 Tempere a lingüiça com sal e limão, coloque-a em um espeto e depois ponha sobre a brasa. Espere a lingüiça dourar.

PEIXES

ESCOLHENDO PEIXE FRESCO

 Ao comprar peixe, é importante escolher aquele que estiver mais fresco. O que se deve observar:

1.Cheiro de limpeza e frescor, mais de mar e alga que do peixe propriamente dito. Um cheiro muito forte de ´peixe´ indica que o mesmo não foi apanhado há pouco tempo. Deve, portanto, ser evitado.

2.O peixe inteiro deve ter olhos claros e brilhantes e não embaçados ou fundos. As guelras devem ter coloração rósea ou vermelha.

3.As escamas devem estar completas e brilhantes. Não se assuste com a viscosidade de alguns tipos de peixe, pois ela é facilmente retirada

4.O peixe deve estar firme ao toque, nunca mole ou flácido.

5.Os filés já cortados devem ter uma textura úmida, mas não aquosa. Os peixes brancos devem parecer brancos, mesmo. Ao comprar filés, certifique-se de que tenham sido feitos na hora e no local. A carne aberta é mais vulnerável a bactérias do que o peixe inteiro. É sempre bom comprar peixe fresco inteiro, pois não só fica mais fácil testar a qualidade do mesmo, como também, no caso do peixe branco, pode-se guardar os aparos para fazer caldo.

GUARDANDO PEIXE FRESCO

 O ideal é cozinhar e comer o peixe no mesmo dia em que ele foi comprado, para melhor aproveitar o delicioso sabor. No entanto, isso nem sempre é possível. O peixe inteiropode ser guardado na geladeira/em algum local com gelodurante um ou dois dias antes de ser consumido, desde que esteja realmente fresco. Filés devem ser consumidosnum prazo de 24 horas a partir da hora da compra. Para guardar o peixe inteiro, tire as entranhas, pois o estômago contém enzimas que causam a deterioração. Em seguida, enrole-o em polietileno e, se possível, coloque gelo por cima. Já o peixe cortado não deve ficar em contato direto com o gelo, pois pode perder a cor e a umidade.

COMPRANDO OUTROS TIPOS DE PEIXE

Na falta de peixe fresco, você certamente encontrará o alimento enlatado, congelado ou defumado em qualquer época do ano; os três tipos podem ser guardados em armário de cozinha ou no freezer, e também oferecem pratos excelentes. Somente os peixes de alta qualidade são congelados, geralmente logo após a pesca, para preservar o frescor. Normalmente, são preparados antes, com as entranhas retiradas e cortados em filés, facilitando o manuseio. O peixe branco congelado pode ser guardado no freezer doméstico durante quatro meses. Já os peixes gordos, devido á alta taxa de gordura, não devem ser armazenados por mais que três meses. Mariscos, principalmente camarões congelados, vendidos em supermercados, devem ser consumidos em um período máximo de dois meses, no freezer. Preste atenção ao aviso “previamente congelado” nos peixes vendidos em peixarias. Este alimento, geralmente importado, pode ser usado e consumido como peixe fresco, mas não devem ser recongelado. Lembre-se também de que não é fácil congelar peixe fresco em casa, pois o freezer doméstico é mais lento que o comercial, permitindo a formação de cristais de gelo que prejudicam a textura e o sabor. Para ser congelado em casa, o peixe inteiro deve ter as entranhas retiradas, ser limpo e bem lavado e embrulhado em material próprio para comida congelada. Programe o freezer para a temperatura mais baixa possível. Peixes enlatados, tais como atum, sardinha, anchova e arenque, duram mais que os congelados e oferecem pratos excelentes. A defumação é uma maneira de preservar o peixe que proporciona um gosto delicioso. Embora o haddock seja um dos favoritos entre os britânicos, a cavala, a truta e o salmão defumados têm se tornado populares e fáceis de encontrar.

PREPARANDO O PEIXE PARA COZINHAR

Geralmente, o peixeiro limpa e tira as escamas do peixe para o freguês, mas é muito fácil fazer isso em casa. Não é apenas mais barato, como também, no caso do peixe branco, permite que você guarde a cabeça e os aparos para fazer caldo. Se você já tem uma boa faca de cozinha, essencial para cortar peixe e tirar as espinhas, e tesouras especiais para cortar as barbatanas, só o que precisa então é uma faca afiada, com lâmina flexível, para fazer os filés. Tirando as escamas – Segure o peixe pela cauda, sobre a pia. Raspe o lado cego da faca de cozinha no peixe, um lado de cada vez, arrancando as escamas em direção á cabeça. As escamas saem facilmente, por isso não aplique muita força ou elas voarão pela cozinha toda. Lave bem o peixe e seque com toalha de papel. Tirando as entranhas – Se for peixe redondo, segure-o com a área do estômago virada para cima. Perfure bem abaixo da cabeça e faça um corte firme em direção á cauda, até atingir o fim da cavidade estomacal. Arranque os intestinos, a bolsa de ovos e as outras entranhas. Jogue fora, pois não servem para caldo. Raspe toda bolsa de sangue (que adere á espinha). Lave bem o peixe por dentro e seque com toalha de papel. Se for peixe chato, vire-o com o lado escuro para cima e perfure as costas, num ponto bem abaixo da cabeça. Use a faca em sentido lateral, cortando bem rente à espinha. Arranque as entranhas e jogue fora. Lave bem e seque com toalha de papel.

Fazendo filés

 Se você fizer os filés em casa ou no acampamento, poderá guardar a cabeça e os aparos para preparar o caldo. É essencial usar uma faca bem afiada, de lâmina fina. Para fazer filés de peixe redondo, coloque o peixe sobre a mesa e corte pela cabeça e pela cauda até as costas. Com a faca em posição ligeiramente angular, bem próxima à espinha, corte num movimento de serrar, levantando o filé da parte de cima. É importante usar a faca o mais próximo possível da espinha para evitar perda de carne. Puxe o filé, vire o peixe de lado e repita o processo para obter o segundo filé. Se for peixe chato, coloque-o sobre a mesa, com a cauda voltado para você; marque os cortes dos filés pela borda. Começando pela cabeça, desça a faca, seguindo um lado da espinha. Corte sempre rente a ela, num movimento de serrar. Faça o mesmo do outro lado da espinha para obter o segundo filé. Vire o peixe e repita o processo para mais dois filés. Tirando a pele dos filés – Coloque o lado com pele para baixo e enfie a ponta da faca entre a pele e a carne, na extremidade estreita. Vá cortando levemente em movimento de serrar, separando a carne. Segure a pele com toalha de papel enquanto trabalha, para garantir um corte regular.

Dicas úteis sobre Peixe:

1. Como escolher peixe fresco:  Na hora da compra, preste atenção: o peixe fresco tem os olhos e as escamas brilhantes, as guelras bem vermelhas e sua carne resiste à pressão dos dedos.

2. Cheirinho bom: Experimente colocar um ramo de salsinha no óleo que usar pra fritar peixes. Ele deixará sua receita mais gostosa e também servirá para atenuar o cheiro forte desse alimento.

3. O limão, mil utilidades: O limão que você usa para temperar o peixe serve também para tirar o odor que fica na superfície onde o peixe foi preparado, ficando com o aroma refrescante.

4. Frutos do mar sem areia: Para retirar o gosto de areia de pratos feitos com mariscos, vôngoles ou mexilhões, basta deixá-los (ainda com as cascas), de molho em água misturada com um pouco de aveia, por 15 min. Depois lave-o bastante em água corrente.

Faça esse peixe à moda dos Caiçaras do Litoral Norte

Ingredientes:· 1 kg de postas de peixe (garoupa ou tainha)· sal, pimenta-do-reino e limão cravo a gosto· 1 cebola pequena picada· 2 dentes de alho, amassados· 1 cálice de azeite· 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado· 1 colher (sopa) de coentro picado· 2 tomates maduros· 1/2 pimentão verde ou vermelho· 6 bananas nanica verdes· 1/2 kg de farinha de mandioca crua

Modo de Preparo: Tempere o peixe de véspera e deixe na geladeira. No dia seguinte, refogue a cebola, o alho, o tomate e o pimentão no azeite. Descasque as bananas e corte-as em quatro pedaços. Deixe-as em uma vasilha com água. Junte 3 copos de água fervente ao refogado, acrescente as bananas escorridas e cozinhe em fogo brando. Se necessário, junte mais água fervente. Quando as bananas estiverem quase macias, coloque as postas de peixe e cozinhe mais um pouco. Retire da panela a metade das bananas. Amasse-as com um garfo, coloque-as numa panela e junte o pouco do caldo de cozimento do peixe e água fervente, se necessário. Aqueça a mistura e vá acrescentando a farinha de mandioca, mexendo com uma colher de pau até obter um pirão. Sirva o peixe com o pirão, arroz branco e molho de lulas

ATENÇÃO: usar panela de ferro para que a banana fique azul.

Molho Tártaro * 1 copo de maionese de limão* 2 pepinos em conserva picadinhos* 1 colher (sopa) de alcaparras picadas* 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada* Misturar todos os ingredientes e servir.

Sashimi de Truta

Modo de Fazer: Utilizar uma truta fresca de aproximadamente 500g. Tire o couro puxando da cabeça para baixo, este se soltará facilmente. Separe os filés da espinha. Com uma faca bem afiada corte os filés em fatias finas.

Como servir: Arrume as fatias em um prato raso, apoiando-as em tirinhas de nabo ralado.

Temperos: Shoyú (molho de soja); wassabi (raiz forte), gengibre ralado

Sugestão para quem não gosta de peixe crú: Corte um limão ao meio, no sentido longitudinal, fatie em tiras finíssimas. Coloque uma fatia de limão entre cada fatia de peixe. Sirva imediatamente para não alterar o sabor, pois o limão praticamente cozinha a tenra carne da truta.

Tucunaré na brasa

Ingredientes 1 tucunaré com peso maior que 2,0 kg Sal grosso Sal fino Pimenta do reino Suco de limão

Modo de Preparo Limpe a barrigada e guelras. Lave bem. Deixe a cabeça e as escamas. Faça talhos em ambos os flancos com uma faca afiada. Tempere a carne do peixe do lado de dentro com o sal fino, a pimenta e o suco de limão. Os talhos deArquivos vem receber na ordem, o suco de limão, a pimenta e o sal grosso. Deixe o peixe absorver o tempero por pelo menos 30 a 45 minutos. Leve então a churrasqueira numa grelha que permita você facilmente virar o peixe. Em fogo brando ele deverá estar pronto, dependendo do tamanho do peixe, em aproximadamente 45 minutos. Vire o peixe constantemente. Sirva com uma maionese de legumes e regue o peixe com suco de limão.

Peixe ao creme de cebola (peixe à Noronha)

Ingredientes: 2 kg de filé de atum ou qualquer outro peixe 1 pacote de creme de cebola maggy 1 vidro de Leite de Coco 1 lata de azeitona 200 g de queijo mussarela 1 colher de sopa de extrato de tomate 1 colher de sopa de Requeijão 300g de queijo mussarela

Modo de fazer: Coloque numa forma untada o peixe só lavado sem tempero em outra panela coloque o creme de cebola o leite de coco o extrato de tomate leve ao fogo até engrossar tire do fogo coloque o creme de leite o requeijão misture bem despeje em cima do peixe coloque o queijo e a azeitona leve ao forno durante 30 minutos.

Peixe ao molho branco

Ingredientes: 2 kg de filé de peixe 1 cebola pequena 1 colher de sopa de maizena 200ml de leite 200g de manteiga

Modo de fazer: Coloque a cebola cortada em pedaço com uma colher de manteiga refogue com a manteiga depois coloque um copo de leite grande e uma colher de sopa de maizena mexa até engrossar depois coloque na forma untada com manteiga o peixe e o creme em camadas alternadas por último o creme.

Peixe na folha de bananeira ou no papel alumínio

Ingredientes: 1 peixe grande tratado (sem escamas) 3 dentes de alho Coentro(cheiro verde) e cebolinho 1 cebola pequena 1 tomate 1 pimentão 200ml de molho de soja sal a gosto

Modo de fazer: Passe todos os temperos com as verduras no liquidificador junto com o sal corte o peixe em cortes transversais dos dois lados e coloque todo o tempero junto com o peixe numa vasilha e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos, enrole o peixe numa folha de bananeira, e leve a churrasqueira, ou leve ao forno por 30 minutos quando a folha da bananeira estiver escura retire o peixe e pronto, sirva com arroz carioca.

Pintado na Brasa

Ingredientes:• 1Kg de Pintado (em postas)• 2 Tomates (sem pele e sem sementes)• 2 Colheres (sopa) de Vinagre• ½ Pimentão• 1 Folha de Louro• Sal• Óleo• Alho

Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e envolva as postas do Pintado no molho. Deixar embebido de um dia para outro na geladeira. Coloque no dia seguinte numa grelha dupla própria para peixe, e leve à churrasqueira, de preferência 50 cm. do braseiro, até dourar dos dois lados e Bom Apetite!!!

Obs.: Podendo ser utilizado no mesmo sistema na churrasqueira a bafo. Porção: 6 pessoasAcompanhamentos: Arroz Branco, Saladas e Molho Tartaro.

Pacú

Prepare agora um molho… 3 limões em suco 6 dentes de alho 2 colheres de pimenta do reino 2 pacotes de sazon Sal a gosto

Junte tudo e “afogue” o peixe nesse molho, deixe descansar por 12 horas, embrulhe o peixe com papel alumínio, aqueça a churrasqueira, coloque o peixe na parte alta da churrasqueira, vire por mais ou menos 2 horas e estará pronto.

PEIXE CAIPIRA

Ingredientes 1 piapara de 2 Kg em média, ou outro peixe de sua preferência; Pasta feita com 3 dentes de alho amassados, 1 cebola, sal e pimenta do reino a gosto; 1 maço de ervas aromáticas picadas (salsa, coentro, cebolinha); Batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas, o suficiente para forrar a assadeira; Alho frito na manteiga com um tablete de caldo de peixe (colocar o tablete após desligar o fogo e mexer até dissolver); Sal a gosto nas batatas.

Modo de fazer Faça cortes e fure bem o peixe dos 2 lados e besunte-o com a pasta por dentro e fora. Recheie com as ervas, unte a assadeira ou refratário com manteiga, coloque uma camada de batatas e regue com o alho frito e o caldo de peixe temperado com sal a gosto. Por cima, coloque o peixe e cubra com papel alumínio untado com óleo, fechando bem as bordas. Asse por aproximadamente e retire o papel. Retorne ao forno para dourar. Sirva com arroz branco e escarola refogadinha.

Piau na brasa

Ingredientes: – Peixe tipo Piau de qualquer tamanho- Sal- Limão- Pimenta do reino- Mostarda- Molho de vinagrete

Modo de preparo: Limpe o peixe sem tirar as escamas, em seguida tire sua espinha dorsal e lateral. Retalhe o peixe por dentro para que, com isso, você corte em “Y” os espinhos que se encontram na carne. Tempere com sal, limão, pimenta do reino e um pouco de mostarda. Leve na churrasqueira por uns 15 minutos. Passado este tempo, com o peixe ainda na churrasqueira, cubra-o com um vinagrete previamente preparado; deixe por mais 10 minutos e está pronto. Tire com uma espátula a carne, ficando na grelha da churrasqueira o couro com as escamas. Sirva com arroz ou pirão e bom apetite.

Tucunaré ao forno

 RECEITA PARA PREPARAR TUCUNARÉ OU CARANHA NO FORNO OU NA CHURRASQUEIRA (INGREDIENTES PARA 2 KG DE PEIXE)

Ingredientes: 1 tomate maduro; 1 cebola média ; 2 dentes de alho; sal, coentro (cheiro verde); 1 limão; azeite de oliva; vinho branco seco.

MODO DE FAZER: Limpe o peixe por dentro, não retire as escamas nem a cabeça. Em seguida, esprema/passe o limão por dentro e por fora do peixe, pique o alho e misture-o com duas colheres de chá (pequena) de sal e passe por dentro do peixe; passe sal puro por fora do peixe sobre as escamas; faça um molho cru picando o tomate, a cebola e o coentro; coloque duas colheres de sopa (grande) de azeite de oliva e duas de vinho branco seco (se quiser) e sal a gosto; coloque todo o tempero dentro do peixe. Envolva o peixe no papel laminado e leva-o ao forno por uns quarenta minutos (fogo alto, se for na churrasqueira trinta minutos de cada lado); em seguida retire o papel laminado, retirando, também, todas as escamas do peixe (as escamas se soltam facilmente) e leve-o ao forno novamente, regando-o com azeite a gosto; vire o peixe de dez em dez minutos até dourar (se for feito na churrasqueira o processo é o mesmo). Vai bem com arroz branco, vinagrete, farofa, uma cerveja bem gelada, e lógico, os amigos que apreciam um bom pescado.

Piava na Churrasqueira

Ingredientes: 1 piava (aprox. 2 kg.) 1 cebola grande; 1 tomate grande; 1/2 lt. de alcaparras; 1 m. de cheiro verde (salsa, cebolinha e manjericão); 1 copo de suco de limão; sal à gosto.

Preparo: Abra a piava ao meio. Corte todos os temperos em pequenos pedaços (inclusive as alcaparras) e misture-os numa tigela. Coloque o peixe numa grelha (de modo que as escamas fiquem para o lado do fogo) e ponha todos os temperos sobre o peixe, numa camada de aproximadamente 3 cm. Asse em fogo brando por volta de 2 horas. Enquanto estiver assando, derrame aos poucos o suco de limão (a cada 20 minutos).

Dourado na Brasa

Ingredientes: 1 dourado (aprox. 6kg); limão; pimenta do reino; pimenta rosa; orégano; sal grosso.

Modo de Preparo: Para preparar o dourado retire a barrigada mas mantenha as escamas. Prepare um caldo de limão, pimenta do reino, pimenta rosa e orégano, suficiente para regar com fartura o peixe. Coloque o peixe (inteiro) em um bacia e regue com o caldo. Deixe por 8 horas, virando o mesmo a cada 2 horas. Prepare a churrasqueira. Tire o peixe do caldo e deixe escorrer. Salpique com sal grosso e atravesse o mesmo com 3 espetos. Deixe assar na parte mais alta da churrasqueira. Quando as escamas estiverem pururuca é só servir.

Tucunaré na Folha de Bananeira

Ingredientes: 1 tucunaré; limão; sal; tomate; cebola; cheiro verde; farofa.

Tempere o tucunaré com limão e sal. Abra-o ao meio e recheie com rodelas de tomate, cebola, cheiro verde e molhe a farofa (ou farinha) com um pouco de cerveja para dar liga . Enrole o baita na folha de bananeira de forma que o caldo não escorra e mantenha o bichão fechado sem perder o recheio. Leve ao braseiro e deixe assar de um lado por 30 minutos e vire por mais 15 minutos. A folha de bananeira não deixa queimar e pode ser substituída por papel alumínio.

Pacu na Churrasqueira

Ingredientes: 1 pacu; 1 cebola grande; 1 1/2 tomate; 2 ou 3 colheres (sopa) de maionese; sal; salsinha.

Pegue um pacu eviscerado e de bom tamanho. Abra o animal inteiro até o dorso, mas deixando as duas metades unidas. Coloque na grelha mais alta, com a pele virada para baixo, tudo isso sem temperar o animal. Deixe escorrer uma boa parte da gordura, mas cuidado para não secar a carne. Quando estiver bem assado e a pele um pouco crocante, tire o animal da grelha e em uma das metades coloque a cebola e os tomates (os dois bem picadinhos) junto com duas a três colheres de maionese(dependendo do tamanho do animal) e um pouco de sal e salsinha. Feche as duas metades e em seguida coloque na grelha mais baixa até derreter a maionese, o tomate e a cebola. Retire da grelha e sirva com rodelas de cebola fritas em azeite e arroz branco. Dependendo da preferência a maionese pode ser substituída por manteiga/margarina, catupiry ou requeijão, mas recomendo a maionese temperada com azeitonas pretas.

Badejo à Guriri

Ingredientes: 1 kg badejo em postas; sal; alho; 1 limão médio; pimenta do reino; 2 colheres de manteiga; 1/2 cebola; aspargos; 2 colheres de azeite.

Tempere as postas com sal, alho e pimenta à gosto, e ponha tudo de molho no caldo do limão por 2 horas. Após esse período, grelhe as postas na brasa e pincele-as com a manteiga gradativamente. Doure os aspargos no azeite, com a cebola cortada em rodelas. Arrume as postas assadas em uma travessa e despeje os aspargos sobre estas.

Rendimento: 2 porções.

Filés de Peixe à Pompadour

Ingredientes: filés de linguado, badejo ou garoupa; 1 colher (sopa) de manteiga de primeira; 1 colher (sopa) de farinha de trigo; 1 gema de ovo; 4 colheres (sopa) de champignons; 1 xícara de leite; 1 xícara de vinho branco; 1 xícara de água; sal; limão.

Tire os files finos e compridos. Pode ser feito também com outros peixes, dependendo de sua preferência. Use um mínimo de doze filés. Tempere apenas com sal e limão. Prepare o recheio com a manteiga, a farinha de trigo, a gema de ovo, duas colheres de champignons picados pequenos, o leite e sal a gosto. Coloque um pouco desta massa de recheio dentro dos filés e enrole-os, prendendo-os com um palito. Numa caçarola coloque um ramo de cheiro verde, o vinho branco e a água. Leve para cozinhar. Tire os filés, coe o caldo, ligue com duas gemas de camarões cozidos e picados e com o restante dos champignons. Arrume os filés numa travessa de servir pelo seu comprimento, reservando parte para colocar batatas cozidas com salsicha e manteiga. Cubra o peixe com o molho de camarão e espere os elogios.

Pintado no Azeite

Ingredientes 250g de pintado em postas Azeite a gosto Alho a gosto Sal

Modo de Preparar Antes de levar o pintado à grelha é necessário pré cozinhá-lo em água com sal, e depois preparar um molho à base de azeite, alho e sal para temperar o peixe. Deixe por cerca de 15 minutos marinando. Na hora de assar, com a brasa já quente, 20 minutos a uma distância de 20 centímetros do fogo são suficientes para deixar a posta no ponto de servir: sem ressecar e com a carne passada na medida certa.

Pacu à Pantaneira

Ingredientes 1 pacú inteiro pesando aproximadamente 3kg

Tempero 1 colher de sopa de sal refinado Suco de 2 limões médios 2 colheres de sopa de azeite de oliva 1 colher de chá de coentro moído 1 colher de sopa de cebolinha picada

Modo de Preparar Compre o peixe já descamado e limpo para facilitar o seu trabalho. Faça uma marinada com os ingredientes de tempero e mergulhe nele o peixe. Massageie bem por dentro e por fora para que ele fique bem impregnado. Deixe na marinada por 24 horas na geladeira. Na hora de assar leve à grelha a uma distância de 60cm do braseiro forte, durante 45 minutos de cada lado. É uma receita tipicamente brasileira, lá do interior mato-grossense onde o peixe de água doce é abundante.

Peixe Grelhado c/ preparo especial

Primeira etapa: Tire as escamas do peixe. Tire as tripas em geral. Tire o sangue para não ficar aquele preto. Preparo do recheio: tomate, cebola, alho, pimentão, salsa, cebolinha, coentro e sal a gosto. pique bem e coloque dentro do peixe, enrole-o com papel laminado e coloque na grelha, espere assar até seu ponto, tire e sirva.

Limpando o peixe

 Tire todas as escamas do peixe, passe a faca no sentido contrario delas. Faça um corte em toda a parte debaixo retirando as víceras ou como e conhecido “barrigada”. Se for usar em pedaços comesse retirando a cabeça, só apos corte em pedaços. Pode abri-lo ao meio e tirar as espinha. Para peixes com pele muito grossa normalmente de rio, podese tirar a pele de uma só vez (ver figura ao lado). Lavar bem antes de preparar. Forno de bacia, funciona bem. Peixe enrolado em papel alumínio e assado nas brasas.

Peixe Cozido

 Depois de limpo e escamado, deixa-se de molho com suco de limão e sal. Numa panela coloca-se azeite, temperos e batatas cortadas ao meio e descascadas para cozinhar em uma porção de água que dê para cobri-las. Quando a batata estiver macia coloca-se o peixe cortado em pedaços ou postas. Mantendo-se a panela no fogo tampada, em 10 ou 15 minutos o peixe estará pronto.

Peixe na brasa

 Para pequenos peixes tipo sardinha assá-los na brasa e uma boa opção. E só limpar e temperar com limão e sal e colocar na grelha com fogo baixo.

Peixe Frito

 Depois de limpo e escamado, tempera-se com sal e limão. Levando-se ao fogo uma frigideira com gordura ou óleo e deixe-o ficar bem quente. Passe os pedaços de peixe úmido do molho em farinha de mesa ou fubá de milho, colocando- os em seguida na gordura quente. Quando estiverem dourados estão prontos e devem ser postos a escorrer o excesso de gordura.

Peixe no barro

 Enrole o peixe limpo e temperado em folhas de bananeira de uma boa mão de barro uns 3 cm coloque nas brasas quando o barro estiver bem seco o peixe estará pronto.

Peixe com batatas

Ingredientes: um peixe médio, batatas, papel alumínio, sal, temperos naturais.

Modo de fazer: Pegue o peixe e limpe-o por dentro e por fora. Depois recheie com batatas, sal e temperos naturais. Depois de feito isso embrulhe-o no papel alumínio e bote pra assar na brasa ou nas famosas fogueiras estilo americano.

Bolo de fubá com goiabada

Ingredientes • 1 xícara (chá) de goiabada cortada em pedacinhos e passados em farinha de trigo •4 ovos (claras em neve) • 2 xícaras (chá) rasas de farinha de trigo • 2 xícaras (chá) de fubá • 1 xícara (chá) de margarina • 2 xícaras de açúcar • ½ xícara de leite • 1 colher de fermento em pó •canela da china me pó

Modo de preparo Bata as gemas, a margarina e o leite. Acrescente os ingredientes secos peneirados e continue batendo. Quando estiver bem misturado, pare de bater e acrescente levemente as claras em neve, os pedaços de goiabada e o fermento, mexendo devagar. Coloque em forma untada e leve ao forno aquecido. Deixe me forno médio por 40 minutos. Depois de pronto polvilhar com açúcar e canela.

Bolo de fubá salgado

 Ingredientes • 1 xícara (chá) de farinha de trigo • 1 xícara (chá) de fubá • 1 xícara (chá) de óleo de milho • 2 envelopes de caldo de legumes em pó • 3 ovos • 1 copo de iogurte • 1 colher (sopa) cheia de fermento em pó • 1 colher (chá) de orégano • 100 g de bacon em cubos • 1 cebola média picadinha • 1 colher (sopa) de azeite

Modo de preparo Frite o bacon no azeite com a cebola picada e reserve. Bata todos os ingrediente no liquidificador (alternando os ingrediente secos com os úmidos para ficar uniforme e facilitar a mistura) por cerca de 5 minutos na velocidade máxima. Misture o bacon com a cebola e a massa delicadamente. Unte e enfarinhe uma forma de anel no meio, despeje a mistura da massa e leve para assar em forno médio pré-aquecido por cerca de 30 minutos ou até que, enfiando um palito, saia limpo.

Bolinho de Inverno

 Ingredientes: 1 xícara de farinha de trigo, 1 ovo, 1/2 xícara de açúcar, 2 colheres de maizena e 1 colher de pó Royal.

Modo de Fazer: misture todos os ingredientes e coloque o leite aos poucos. A massa não pode ficar mole então coloque leite suficiente para misturar os ingredientes e dar para pegar a massa com uma colher. Frite-os até dourar e passe os bolinhos em uma vasilha com canela e açúcar. É uma boa pedida para o café da manhã e para a ceia !!!

Bolo de Cenoura Ingredientes: 2 cenouras,1 copo de óleo,4 ovos,2 xic. de trigo,2 colheres de fermento,2 xic. de açúcar e 1 colher rasa de fermento.

Bate as cenouras,o óleo e os ovos no liquidificador.Coloca tudo em 1 tigela,junto com o trigo e o açúcar e bate bem.Depois é só colocar fermento e bater devagar.Untar a forma e assar + ou – por 40 min.

Bolo de Legumes Ingredientes: 5 tomates cortados em cubos 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 cebola picada 1 colher (sopa) de sal 3 colheres (sopa) de salsa e cebolinha picadinhas 1 colher (sopa/rasa) de fermento em pó 1 xícara (chá) de ervilhas 4 ovos 1 xícara (chá) de milho verde 3/4 de xícara de óleo 1 cenoura ralada 100 g de queijo ralado

Preparo: Em um recipiente, misture os tomates (se quiser, tempere com sal e orégano), cebola, cenoura, milho, ervilha, salsa e cebolinha, queijo ralado, o sal e as gemas levemente batidas e o óleo. Mexa bem até se misturarem completamente. Coloque a farinha de trigo aos poucos, e continue mexendo. Acrescente o fermento. Bata as claras em neve firme e junte nesta mistura. Unte e polvilhe uma forma redonda com furo central de 30 cm de diâmetro. Leve ao forno para assar. Tempo de forno – 40 min Temperatura do forno – 180º Obs.: A forma pode ser polvilhada com queijo ralado ou farinha de rosca.

Doce de Abóbora Ingredientes: Abóbora Açúcar Cravo da Índia

Como preparar: Picar abóbora em cubos pequenos, colocar em uma panela acrescentar açúcar e levar ao fogo. Deixar cozinhar pôr 15 minutos, acrescentar alguns cravos da índia

Gelatina de abacaxi Ingredientes: Casca de 01 abacaxi Amido de Milho Açúcar Água

Como preparar: Ferver a casca do abacaxi em 01 litro de água, em seguida coar em uma panela, adoçar a gosto. Dissolver 03 colheres de amido de milho e acrescentar a mistura, mexer até a fervura, colocar para esfriar em taças (pirex).

Mousse de Limão 1Lt Leite condensado 1lt Creme de leite 50ml Suco de limão

Misture o creme de leite e o Leite condensado, depois vá mexendo e acrescentando o suco de limão até o creme ganhar consistência, depois ponha-o numa panela, feche-a com sisal e sacos plásticos e mergulhe-a num rio na sombra por 3 horas para endurecer.

Obs1: Pode-se acrescentar biscoito champanhe, biscoito de maizena ou pão de ló em camadas e fazer um Pavê

Obs2: Pode-se substituir o suco de limão por suco concentrado de maracujá.

Mousse de Chocolate para Acampamento Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e achocolatado a gosto.

Modo de fazer: misture tudo e sirva.

Frutas Carameladas Escolha uma fruta de sua preferência, como maçã, pêra ou banana.

Corte e retire uma parte da fruta, por exemplo corte a parte de cima da maçã ou da pera, ou o lado da banana. Coloque açúcar à vontade, e feche a fruta com o pedaço que você cortou. Embrulhe a fruta em papel laminado (alumínio) e coloque perto da brasa por aproximadamente 15 minutos. Cuidado ao retirar do fogo e do papel laminado, e bom apetite.

Pipoca Cristalizada Ingredientes: milho de pipoca, açúcar e óleo.

Preparo: coloque todos os ingredientes na panela e fique atento para o açúcar não queimar, para isso mantenha fogo baixo e não pare de mexer. assim que a pipoca começar a estourar, fique atento depois e só colocar em uma vasilha e comer!

Mingau Excelente alimento para o desjejum e é muito fácil de fazer. Desmancha-se a maizena, o fubá, ou outra farinha que se deseja fazer como mingau, em leite frio, adiciona-se açúcar e manteiga. Leva-se a panela ao fogo brando, mexendo sempre até adquirir a consistência desejada, ou seja, a de um creme.

Paçoca Falsa 2 pacotes de biscoito maizena 1lata de leite condensado e mantega para untar. Quebre-o bem o biscoito misture junto com o leite condensado e coloque na forma e deixe esfriar

Bala de Gengibre Ingredientes: 1 kg de açúcar refinado, 200 g de gengibre ralado, 20 g de margarina, 1 copo de suco de limão.

Preparo: Misturar todos os ingredientes, levar ao fogo, deixar ferver até dar ponto de bala. Pegar um prato com água ir pingando para ver o ponto. Despejar em um mármore, deixar esfriar. Puxar os pedaços e cortar.

Dica: Embrulhar os pedaços de bala em papel-celofane colorido, fica muito legal!

Brigadeiro Básico Ingredientes: 1 lata de leite condensado, achocolatado em pó, e açúcar cristalizado

Modo de Preparo: Cozinhe o leite condensado com o achocolatado, até dar consistência (quando se passa a colher no fundo da panela e se forma um caminho). Depois de esfriar um pouco coloque numa vasilha. Quando já estiver frio coloque uma leve camada de açúcar refinado. Depois é só se deliciar….

Marshmallow Ingredientes 2 claras 3 xícaras de açúcar 1 e ½ xícaras de água 2 colheres (sopa) de glucose de milho 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo Leve ao fogo a glicose, água e açúcar. Ferva até obter uma calda em ponto de fio. Bata as claras em neve e, com a batedeira ligada, vá acrescentando as claras. Bata até esfriar e acrescente a essência.

Sopa de Mãe 1/2 kg de carne cortada em pedaços (ou moída) 3 batatas descascadas e picadas 1 cenoura descascada e picada ¼ de repolho cortado em fatias grossas 1 tomate picado 1 cebola picadinha / alho amassado óleo / 2 cubinhos de caldo de carne queijo ralado macarrão Ave Maria (de sopa)

Numa panela grande fritar a carne, a cebola, o alho e o tomate. Quando estiverem dourados, acrescente o restante, cubra com água e deixe cozinhar entre 40 minutos a uma hora, acrescentando mais água, se precisar. Quando estiver tudo cozido, coloque o macarrão. Quando o macarrão estiver cozido, a sopa estará pronta para ser servida.

SOPA DE MANDIOCA Ingredientes• ½ kg de mandioca cortada em pedacinhos• 2 tomates• 2 dentes de alho picadinho• 1 cebola grande ralada• 1 folha de louro• ½ maço de cebolinha• 250 g de carne bovina (para panela) cortada em cubinhos• sal a gosto• 4 colheres (sopa) de óleo• 6 copos de água

Modo de preparo Frite a carne no óleo junto com o alho e a cebola. Adicione a mandioca e a folha de louro. Junte metade da água e cozinhe em panela de pressão por 15 minutos. Adicione o restante da água, o sal e a pimenta. Cortar os tomates em quadradinhos. Ferva até o caldo engrossar. Antes de servir, salpique a cebolinha picadinha.

SOPA DE MILHO VERDE COM CAMBUQUIRA Ingredientes • ½ dúzia de espigas de milho verde, cortadas em grãos• 1 maço de cambuquira limpo• 3 dentes de alho picadinho• 1 cebola pequena ralada• sal e pimenta vermelha a gosto• 2 colheres (sopa) de manteiga• 6 a 8 copos de água

Modo de preparo Bata no liquidificador o milho com 3 copos de água. Coe e reserve. Refogue o alho e a cebola na manteiga, acrescente a cambuquira, o sal, a pimenta, o caldo do milho e mais 3 copos de água. Deixe ferver por 10 minutos, se necessário.

VIRADO DE COUVE Ingredientes • 1 maço de couve manteiga• 2 dentes de alho picadinho• ½ cebola ralada• 2 colheres (sopa) de óleo• 1 xícara (chá) de farinha de milho• sal a gosto• ½ maço de cheiro verde picado

Modo de preparo Doure o alho, junte a couve picada bem fino, a cebola e o sal. Aos poucos acrescente a farinha e o cheiro verde. Mexa tudo muito bem. Coloque um pouquinho de água, mexa e abafe com uma tampa. Sirva quente.

Polenta 1 pacote de polenta pré cozida margarina para untar

Preparar a polenta conforme indicado no pacote. Servir com carne ou frango ou lingüiça ou salsicha com molho e queijo. Se sobrar, fazer polenta na chapa ou na frigideira para o café da manhã.

Tempura (fritura com sobras: cenoura, batata, cebola) 1 xícara de farinha Água para formar uma massa como panqueca Sal / uma pitada de açúcar Cenoura e batata cortadas em tiras (cortar e deixar na água com sal) Cebola em rodelas (cortar e deixar na água com sal) Óleo para fritar

Escorrer e misturar a batata e a cenoura (pode fazer separadamente) à massa, acrescentar o sal e o açúcar e fritar às colheradas em óleo quente (quantidade que cubra) , até dourar. Deixar escorrer em papel para ficar sequinho.

BEBIDAS Café

Coloca-se água para ferver. Quando estiver em ebulição mistura-se o pó de café, mexe-se um pouco, tira-se do fogo e despeja-se no coador, logo que tirar a panela do fogo lança-se à bebida uma brasa acesa, ou um pouco de água bem fria: isto provocará a queda do pó para o fundo do recipiente.

Café Tropeiro Ingredientes: café para coador e água.

Modo de Preparo: Coloque a água à ferver,quando água estiver em ebulição coloque o café de coador, logo após pegue uma brasa ou pedra quente e afunde no no café para que o pó do café dessa. Agora é só deliciar um café quentinho! SEMPRE ALERTA!

Café de Chaleira Em uma chaleira coloque água, e espere esta ferver. Adicione pó de café à água e aguarde alguns minutos. Retire o café do fogo e introduza um tição de brasa na chaleira, isso fará com que a borra do café baixe. Adicione açúcar à gosto e sirva.

Chá ou Mate Derrama-se o chá em uma porção de água fervendo. Após uns cinco minutos passa-se no coador.

Chocolate Quente Desmancha-se o chocolate em água fria ou leite, depois se leva ao fogo para ferver.

Frutas e Chocolates Fatie 3 bananas, 2 maçãs, 1 manga sem casca e sem caroço, pedaços de 1 laranja sem casca e sem sementes, 1 colher de sopa rasa de achocolatado em pó, 1 colher de sopa rasa de canela e leite e uma colher de sorvete de frutas. Bata tudo no liquidificador e coloque pedaços de mamão por cima. Sirva gelado.

Leite Queimado Ingredientes: 1 Kg de açúcar, leite, canela em pó.

Modo de preparo: Coloque 1kg de açúcar na panela quente e deixe virar caramelo. Após todo açúcar derreter pegue 1 litro de leite e jogue na panela junto com o caramelo. Quando o leite estiver com coloração de caramelo e estiver fervendo jogue um pacotinho de canela em pó (opcional) e sirva imediatamente. Uma ótima opção para o frio!

Quentão sem fogãoPegue um copo de plástico, esquente água coloque: folhas caramelizadas e pronto!

Macarrão com atum ou sardinha Ingredientes: 01 pacote de 500g de macarrão 1 lata de atum ou sardinha sal e pimenta a gosto d patrulha, se quiser pode usar uma caixa de molho de tomate ou de creme de leite e manteiga ou margarina.

Modo de preparo: Coloque o macarrão para ferver conforme as instruções do pacote (ponha a água para ferver e quando ferver coloque o macarrão, se colocar o macarrão para ferver junto com a água vira papa). Depois de cozido o macarrão, refogue o macarrão com o atum/sardinha com o tempero. Se a escolha da patrulha for o molho vermelho, acrescente depois de cozido o macarrão o molho de tomates. Se for a opção do creme de leite, refogue junto com o macarrão e o atum/sardinha.

Macarrão com frango ingredientes:500g de macarrão, 2 peitos de frango, tempero a gosto(sal,tomate,cebola,salsinha…) cozinhe os peitos e corte em cubinhos (ou desfie se preferir),ensope. e misture ao macarrão já cozido e escorrido. rendimento 6 porções.

Macarrão rápido João de Barro Ingredientes: 200 grs por elemento, óleo, água, sal, sardinha, temperos, se quiser pode ter queijo ralado também.

Modo de fazer: Coloque pra ferver a água, quando estiver fervendo, coloque um fio de óleo e sal. Quebre o macarrão (se for comprido), acrescente água. Revolva com um garfo pra soltar. Quando estiver mole, escorra, e acrescente um pouco de margarina ou óleo, enquanto quente e despeje a sardinha misturada com os temperos. Não precisa lavar em água fria.

Macarrão Simples É uma refeição muito usada em acampamentos, mas que deve ser acompanhada de outros complementos, pois é pequeno o seu valor nutritivo. Atualmente se encontra a venda o “macarrão instantâneo” que dá bons resultados e é muito prático, bastando seguir as instruções da embalagem. Em algumas regiões pode haver algumas dificuldades de se encontrar este tipo, portanto aqui vão as instruções para fazer o tipo tradicional, comumente encontrado em todo o Brasil. É preciso uma panela de água fervendo onde se vai colocando o macarrão inteiro ou partido conforme desejado. É indispensável que haja bastante água e espaço, pois o macarrão cozido “cresce” e se não houver espaço suficiente, acaba grudando. Depois de colocar o macarrão, deixe-o recomeçar a ferver e mexa-o de vez em quando, adicionando sal a gosto. Quando o Macarrão estiver cozido, escorre-se a água quente e lava-o em água corrente. Adiciona-se então molho enlatado, ou feito à parte e come-se quente com queijo ralado conforme seu gosto.

Macarronada à Bolonhesa 2 pacotes de espaguete ½ quilo de carne moída / bacon picadinho 1 cebola picadinha 2 cubinhos de caldo de carne 3 caixas de molho de tomate 1 pacote de queijo ralado Cozinhar o macarrão, escorrer. Fritar o bacon no óleo, juntar a carne e a cebola. Quando secar, juntar o cubo de caldo de carne e o molho pronto. Deixar cozinhar até engrossar. Procurar fazer simultaneamente o macarrão e o molho, para poder servir sem ter que requentar. Servir com queijo ralado.

Salada de Macarrão 1 pacotes de macarrão parafuso 1/2 kg de maionese Sobras de queijo e presunto cortadas em tirinhas (ou 3 ou 4 salsichas picadas em rodelinhas) 1 lata de milho / ervilha azeitonas 3 ovos cozidos picados 1 cebola / 1 tomate (picados) Numa panela grande cozinhar o macarrão com um pouco de sal e um fio de óleo. Escorrer. Esfriar passando água no escorredor. Misturar tudo. Pronto para servir.

Pizza Escoteira Ingredientes: molho de tomate sal farinha de trigo queijo papel alumínio água

Modo de preparo: Misture a farinha de trigo, sal e água até a mistura se tornar homogênea, como no pão caçador. Acrescente o queijo e o molho de tomate ao pão. Embrulhe tudo em papel alumínio, e coloque na brasa.

Ovo Acebolado Ingredientes: 1 cebola, 1 ovo, papel alumínio.

Modo de preparo: Corte a cebola na Horizontal, faça um buraco na parte maior, quebre o ovo. Feche a cebola e enrole no papel alumínio e leve a fogo por 30 minutos. E bom apetite.

Ovo Chorão Ingrediente: Ovo

Modo de preparo: Colocar um ovo crú na casca, entre 5 e 10 cm das brasas da fogueira. Esperar 2 minutos e virar . Quando ele começar a chorar (se percebe que sai uma gota de água de sua casca), ele estará pronto.

Ovo na Laranja Ingredientes: 1 ovo e 1 laranja.

Modo de preparo: Corte a cabeça da laranja e tire o miolo. Quebre o ovo dentro e leve a brasa.

Ovo no Espeto Ingredientes: 1 ovo e um graveto fino

Modo de preparo: Faça um pequeno furo nas duas extremidades do ovo com a ponta de uma faca (o furo tem que ser Suficiente para o graveto). Depois pegue um graveto fino e coloque nos buracos do ovo, mas cuidado para não derramar, coloque-o na brasa como se fosse churrasco.

Ovo no Barro Esta é uma receita muito simples, basta envolver o ovo com uma camada de cerca de 2 cm de barro, após, coloque-o no fogo em brasas. Quando o barro secar e começar a rachar, é sinal de que o ovo está pronto.

Salada de Ovos Cozinhe 1 ovo para cada pessoa (5 ovos para 5 pessoas).

Depois de cozinhar coloque numa vasilha separando a gema da clara, amasse muito bem e depois misture bem. Coloque numa vasilha, corte 1 tomate para cada pessoa e tempere bem com salsinha, cebolinha, sal e um pouco de azeite(que pode ser desnecessário), junte aos ovos. cozinhe 1 batata para 3 pessoas. Coloque um pouco de mostarda preta na batata depois de cozida corte em pedaços.

Corte 1 maçã para cada 2 pessoas, e coloque junto ao ovo e ao tomate.

Corte em 2 pedaços algumas azeitonas (lembre-se de tirar o caroço) e misture todos ingredientes colocando por último a batata, misture muito bem.

Sugestões: comer no pão de forma ou bisnaguinha, ou comer acompanhado de arroz e alface. Essa saladinha é muito gostosa e não estraga, se guardarem, deixem para colocar a mostarda na hora de comer.

Pão a caçador clássico 400g farinha de Trigo 100ml água 1 pitada de Sal Gravetos limpos e cheirosos

Misture a farinha e o sal, acrescente água até pegar consistência de massa, enrole tubinhos finos e longos de massa nos gravetos, asse sobre brasa

Pão de marinheiro 400g farinha de Trigo 100ml água 1 pitada de Sal 1 chapa de ferro ou uma pedra plana Pudesse acrescentar fermento em pó o pão fica mais macio. Misture a farinha e o sal, acrescente água até pegar consistência de massa, faça bolinha de 5cm estique as bolinhas até ficarem com a espessura de 5 ou 6 mm e só colocar na chapa e assar. Uma chapa fácil de arrumar é, uma lata de óleo aberta.

Pão a Caçador de queijo 400g Farinha de Trigo (3 xícaras) 2un ovos 100ml leite (1 xícara) 1 Pitada de Sal 100g Queijo Parmesão Ralado Gravetos limpos e cheirosos

Misture todos os ingredientes menos o leite, vá acrescentando aos poucos até atingir uma consistência de massa, então faça cilindros finos e longos com a massa, enrole-os nos gravetos e asse-os sobre a brasa

Bolinhos de Fubá na chapa ou pedra chata 150ml leite (1,5 xícaras) gotas limão 120g farinha de trigo (1 xícara) 120g fubá (1 xícara) 3 Colheres de Sopa de Açúcar 1 colher de chá de sal 2 colheres de chá de fermento químico (pó royal) 2 ovos 2 colheres de sopa de manteiga derretida Azede o leite(misture algumas gotas de limão ao leite e guarde em local morno por algumas horas) Numa tigela misture a farinha, o fubá, o sal e o fermento. Em outra tigela bata os ovos até ficarem homogêneos, Junte o leite azedo aos ovos misture os ingredientes sólidos com os líquidos, e batendo sempre acrescente a manteiga. Jogue de colheradas numa frigideira quente untada com óleo ou manteiga. Vire-os as bolhas pararem de estourar.

Panquecas 3 colheres de (sopa) de farinha 1/2 copo de leite ou água 1 colher de (chá) de fermento Misture a farinha o sal e o leite, para panquecas salgadas acrescentar 1/2 colher de (chá) de sal e doces 1 colher de (sopa) de açúcar. Misture o leite e o fermento a farinha e o ovo, o sal ou o açúcar, vá misturando devagar até não haver nenhum grumo. Despeje na frigideira untada com óleo bem quente, espere ficar assada para depois virar. Você pode fabricar um forno no acampamento, com tijolos e barro ou até com uma lata grande. Para melhorar os pães adicione. 1 colher de óleo 3 colheres de chá de fermento em pó 2 ovos Para deixar o pão doce adicione açúcar a gosto.

Pão Simples Ingredientes: Farinha, sal e água.

Modo de preparo: Para fazer o pão simples, utiliza-se a mesma massa da receita do Pão à Caçador. Entretanto, ao invés de enrolar a massa em um espeto, faça pequenos paezinhos com a massa.

Pão de Minuto Para Fazer o pão de minuto, utiliza-se a mesma massa da receita acima, porém, ao invés de enrolar a massa em um espeto, faça pequenas “bolinhas” com a massa, de aproximadamente 3cm cada uma. Coloque as bolinhas em uma bandeja metálica e leve ao fogo. Quando as bolinhas secarem, o pão está pronto.

Torrada Francesa Molhar rapidamente fatias de pão de forma ou qualquer outro tipo de pão em ovos batidos com leite e uma pitada de sal, sem encharcar, Fritar na margarina. Amassar e esticar montando discos do tamanho de uma frigideira com tampa. Untar a frigideira e fritar de um lado. Quando virar, colocar o recheio e tampar. Usar fogo baixo.

Pizza de Frigideira Ingredientes: 1/3 de 1 pacote de farinha 1 colher de sopa de açúcar 1 colher de chá de sal 1/3 de 1 pacote de Fermix 3 colheres de sopa de leite em pó cobertura água morna

Modo de preparo: Penere os ingredientes secos menos o fermento. Misture bem e faça uma cova no centro. Na cova, ponha o fermix e um pouco de água morna para o fermento reagir.Tampe por 5 minutos. Junte a água aos poucos até a massa ficar homogênea e não grudar mais na mão. Divida a massa em 4 e faça as massas do tamanho da frigideira a ser usada. Ponha um pouco de fubá e óleo na frigideira e frite um lado da massa, ao virá-la coloque a cobertura e tampe! Pronto, uma pizza dá pra 2 pessoas.

Chapati tipo de pão muito consumido no Nepal e Vários Povos no Mundo

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de trigo Meia colher (chá) de sal 1/3 xícara de água – mais ou menos

Opcionais: 1 colher (chá) de fermento em pó químico 1 ou 2 colheres (sopa) margarina ou óleo 1 colher (sopa) açúcar ou mel

Modo de preparo: Com estes ingredientes opcionais, pode ser preciso aumentar a quantidade de farinha. A massa é amassada numa vasilha (sempre pondo primeiro a quantidade de água recomendada ou um pouco menos, e depois acrescentando aos poucos a farinha ou a mistura de ingredientes secos até que fique firme e comece a se soltar dos dedos. Então moldamse de uns 3 ou 4 cm de diâmetro, que são abertas ao rolo, até ficarem com uma espessura de milímetros, e assadas na frigideira até dourar. Quanto mais longo o tempo de cozimento, mais crocante o chapati. Se ele levar fermento, crescerá mais fofo, mas já não será, tecnicamente, um chapati, e o que importa? O acréscimo de um pouco de leite (1/3 xícara de leite em pó) também enriquecerá a receita, tornando o produto mais nutritivo. Ao final, pode-se passar requeijão, maionese, geléia, ou ainda na frigideira cobrí-lo com queijo, ou outras variações que sua imaginação lhe ditar…

Panqueca Americana (é mais grossa – para o café da manhã)

  • 1 kg de farinha
  • 3 ovos
  • 3 colheres de açúcar
  • 1 colherinha de sal
  • 1 colher de fermento em pó
  • 4 colheres de manteiga derretida
  • 1 litro de leite

Preparo:

Mexer tudo numa tigela. Untar chapa ou frigideira com margarina. Com uma concha derramar a massa bem devagar. Assim que começar a subir bolinhas, é hora de virar. (a massa é mais grossa que a panqueca que conhecemos). Comer com mel ou geléia.

Pin It on Pinterest

Shares
Share This