Ramo Escoteiro
(de 11 à 14 anos)

Ramo Escoteiro

respeito à natureza

Ramo Escoteiro (de 11 a 14 anos)

A Tropa Escoteira é o ramo escoteiro em que ficam jovens de 11 a 14 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do escoteiro visam aumentar os conhecimentos e aumentar sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, o sistema de patrulha, o respeito à natureza e muitas outras coisas necessárias nessa faixa de idade.

A organização da Tropa Escoteira pode ser só de escoteiros, só de escoteiras ou mista. A tropa é dividida em no máximo 4 patrulhas, que são equipe de 5 a 8 jovens.

Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação. Todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola da patrulha. Cada patrulha tem o seu monitor, que é responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha, ajudado pelo sub-monitor. Esses dois jovens são escolhidos pela chefia após passar por uma “corte de honra”.

Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou a Escoteira é encaminhado para a Tropa Sênior ou Tropa Guia, depois de passar pelo período de “Travessia” se adaptando a futura tropa, o Escoteiro ou a Escoteira passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa.

PROMESSA ESCOTEIRA

  1. Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
  2. Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
  3. Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;
  4. Obedecer à Lei Escoteira.

LEI ESCOTEIRA

  • I. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais do que a própria vida.
  • II. O Escoteiro é leal.
  • III. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
  • IV. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.
  • V. O Escoteiro é cortês.
  • VI. O Escoteiro é bom para o animais e as plantas.
  • VII. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
  • VIII. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades
  • IX. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
  • X. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

Oração do Escoteiro

Senhor ensina-me a ser generoso, a servir-Te como Tu o mereces, a dar sem medida, a trabalhar sem descanso, e a não esperar recompensa senão a de saber que faço a tua vontade.

Assim seja.

Oração do Monitor

Senhor meu grande monitor,  Dá-me a Bravura dos Bandeirantes, a Coragem dos Guerreiros, a Humildade dos monges, a Lealdade dos Cavaleiros, a Honradez dos justos, a Força dos Animais, a Limpidez das Águas, e um Coração que saiba, ouvir, entender, e amar aqueles que me cercam.

Assim Seja

be prepared

(“esteja preparado”)

Pin It on Pinterest

Shares
Share This