Como Nasceu

Grupo escoteiro indaiá-235

Sempre alerta para servir!

COMO NASCEU O GRUPO ESCOTEIRO INDAIÁ-235

O Grupo Escoteiro Indaiá-235 teve sua semente plantada, com as sucessivas visitas que o Grupo Escoteiro João Ramalho, da cidade de São Caetano do Sul, patrocinado pela General Motors, fez a Indaiatuba, no Clube da GM, e do Grupo Escoteiro Jaguaretê, da cidade de Campinas, que se tornou padrinho do Grupo Escoteiro Indaiá-235.

Com essas visitas, palestras e acampamentos realizados, incentivou um grupo de pessoas, que viam no movimento escoteiro uma alternativa a mais na educação de seus filhos e principalmente no que isso poderia representar a toda uma comunidade.

Com o pensamento fixo e com os objetivos clareados, reuniões foram realizadas, procurando nas pessoas o interesse pela filosofia escoteira, até então uma grande incógnita para a maioria. Alguns abnegados surgiram e passaram a dividir o grande objetivo, o de formar um Grupo Escoteiro em Indaiatuba.

Não demorou muito, um grupo de 20 pessoas se propuseram a freqüentar os cursos de adestramento, promovidos pela U.E.B. – União dos Escoteiros do Brasil. E assim foram sucessivos cursos freqüentados, muitos finais de semana foram sacrificados do convívio familiar, mas são unânimes em afirmar: Valeu a pena!

Com a forte resolução de fundar o Grupo Escoteiro Indaiá-235, contando ainda com novos integrantes que se somaram a eles, acendendo cada vez mais a chama do escotismo na cidade, dizíamos que o trabalho apenas começara.

Era chegada a hora de se aplicar os conhecimentos adquiridos nos cursos de adestramentos, era hora de trabalhar com o que havia de mais significativo na própria filosofia escoteira: as crianças e os jovens.

Mas um Grupo Escoteiro não anda sozinho, tem que ter o apoio e o amparo, em primeiro lugar, dos próprios pais, das pessoas que se interessam pelo engrandecimento dos jovens, pelos segmentos da sociedade que vão ter, num futuro próximo, um jovem apto, de elevada moral, útil e praticante do que mais falta na maioria do povo brasileiro: civilidade.

O apoio ao Grupo Escoteiro Indaiá-235 veio quase de imediato, o Prefeito Municipal Flávio Tonin, sensibilizado pelo crescente movimento escoteiro na cidade e pela dedicação desse grupo de pais, cedeu o espaço do Centro Esportivo do Trabalhador, para que ali, o Grupo Escoteiro pudesse realizar suas atividades e num futuro, a construção de sua sede.

O Secretário de Esportes, Lazer e Turismo Carlos Pinhatelli, que sempre lutou em favor dos jovens, solidarizou-se e apoiou o grupo em todos os seus eventos.

O Secretário da Educação, professor Jacob João, todas as vezes que foi procurado, atendeu de imediato as necessidades do momento.

O Secretário de Saúde, Dr. Fernando Costa, em momento algum deixou de fornecer os medicamentos necessários às atividades do grupo e colocar-se a disposição para ministrar cursos de primeiros socorros.

Posteriormente, por proposição do atual Prefeito, Reinaldo Nogueira Lopes Cruz, a Câmara Municipal de Vereadores de Indaiatuba votou uma lei que permitiu a cessão de uma parte do terreno do Centro Esportivo do Trabalhador, para a construção da atual sede do Grupo Indaiá, que conta com o apoio do seu secretariado em todas as atividades que o grupo se propõe a realizar.

Assim sendo, todas as pessoas interessadas, indústrias, comércio, como a exemplo do Poder Público, pode dar a sua fatia de colaboração.

O escotismo é um movimento de crianças e jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário. É um movimento de educação não formal, que complementa o trabalho da família, da escola e da religião, interessado em contribuir para que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento.

Estimula-se nos jovens a lealdade à Pátria, em harmonia com a promoção da Paz Mundial. Prega-se o amor à nossa terra e ao nosso povo, sem hostilidades.

O movimento escoteiro crê na família, raiz integradora da comunidade e centro de uma civilização baseada no amor, na verdade e na justiça. Por isso, o movimento quer contribuir para que o jovem cresça rumo a uma cidadania responsável, participante e útil.

 

Sempre alerta para servir!

Marlene Gomes Aguilera

Grupo GE Indaiá

Pin It on Pinterest

Shares
Share This